Amanhã no Fronteiras XXI: A Língua Portuguesa em Debate

0
273
FronteirasRTP3

QUE ESTRATÉGIA EXISTE PARA A LÍNGUA PORTUGUESA E A SUA AFIRMAÇÃO NO FUTURO? Dia 06 de junho, às 22h00, na RTP3.
COM ANÁLISE DO ESCRITOR CABO-VERDIANO E PRÉMIO CAMÕES 2018, GERMANO ALMEIDA, E PERFORMANCE DOS ARTISTAS RICARDO RIBEIRO E IVAN LINS, O PRÓXIMO FRONTEIRAS XXI CELEBRA A LÍNGUA PORTUGUESA.

Para onde vai a língua portuguesa? Que poder tem e quanto vale hoje falar português? Para Fernando Pessoa a língua portuguesa era a “pátria”, para Mia Couto “a língua da moçambicanidade” para o cabo-verdiano Germano Almeida um “instrumento de contacto com o mundo”. De Luanda a Lisboa, de São Paulo a Macau, de Goa a Timor-Leste, haverá mais de 260 milhões de pessoas que falam português. E segundo estimativas nas Nações Unidas, seremos mais de 395 milhões em 2050.

O próximo programa Fronteiras XXI celebra e debate a língua portuguesa. Que património cultural arrasta a nossa língua? Até que ponto o português continua a ser um factor de unidade?  E que estratégia existe para a língua e a sua afirmação no futuro?

“Em português é que nos entendemos” contará com análise do escritor cabo-verdiano e Prémio Camões 2018 Germano Almeida, do músico e compositor brasileiro Ivan Lins e do poeta e cronista português Pedro Mexia. Numa atuação em direto estará o fadista Ricardo Ribeiro, que acompanhado por Ivan Lins no teclado, cantará um fado escrito pelo próprio artista brasileiro. O programa contará ainda com um vídeo original do actor, humorista e escritor brasileiro, Gregório Duvivier, um dos criadores da série Portas dos Fundos.

Moderado pelo jornalista Carlos Daniel, o programa Fronteiras XXI resulta de uma parceria entre a Fundação Francisco Manuel dos Santos e a RTP.  

Fonte: JLMAFronteirasRTP3

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.