O Seminário realiza-se em Campus de Gambelas UAlg – Auditório Verde, Edf. 8, em Gambelas – Faro, dia 25 de junho de 2018, entre as 09h00 e as 17:30h. A Associação In Loco e a Universidade do Algarve, em parceria com a Direção Geral de Saúde, a Administração Regional de Saúde do Algarve, a Associação de Municípios do Algarve e o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Faro, convidam todos os interessados para o Seminário “Alimentação Saudável e Acessível. Um direito de todos?”.
A manhã será dedicada a fazer um balanço do “estado da arte” sobre a investigação e as políticas públicas no domínio da alimentação adequada. Na parte da tarde, a lógica adotada será o de partilhar boas–práticas de tipologias diversas, tanto na esfera pública como privada, culminando na apresentação da campanha de comunicação com o tema “O prato certo. Faz as escolhas certas à mesa!”
Neste seminário serão devolvidos à comunidade os produtos, resultados, testemunhos e as experiências vivenciadas pelos diversos intervenientes.
Serão apresentados em primeira mão a plataforma digital, o guião para ações de educação alimentar, exibido o vídeo-documentário e distribuído a todos os participantes uma cópia do livro de receitas “O prato certo”.
No final, serão degustadas algumas das receitas apetitosas, saudáveis e acessíveis que integram o livro de receitas.
Pretendemos estimular um encontro informal entre todos os parceiros individuais e coletivos envolvidos na criação do Observatório Regional de Segurança Alimentar do Algarve (ORSAA) durante o último ano e que demonstram como a região se mobilizou como um todo em torno do desafio da insegurança alimentar, contribuindo para tornar a alimentação uma fonte de prazer, convivialidade e saúde, para todos, independentemente das suas condições socioeconómicas.
A inscrição é obrigatória e o número de vagas é limitado. Para proceder à sua inscrição e obter mais informações, de forma rápida, pode fazê-lo através do Evento Publicado no Facebook: O Prato Certo ou no site da Associação In loco.
Programa Provisório
25 Junho | Auditório Verde – Edifício 8 – Campus de Gambelas | UAlg | Faro
9:00 Abertura do secretariado
09:30 Sessão de abertura: Paulo Águas – Reitor da UAlg, Carlos Baía – C. M. Faro, Jorge Botelho – Presidente da AMAL, Margarida Flores – Diretora Regional da Segurança Social; Artur Gregório – Presidente da In Loco, Pedro Graça – Direção Geral de Saúde; Teresa Sancho – ARS Algarve
10:00 Insegurança Alimentar em Portugal e na Europa – Maria João Gregório (DGS)
10:30 Segurança Alimentar no Algarve: Apresentação dos resultados do estudo sobre a (in)segurança alimentar dos agregados familiares residentes no distrito de Faro – Maria Palma Mateus e Ezequiel Pinto (UAlg)
11:00 “As políticas públicas de combate à insegurança alimentar”- Pedro Graça – Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (DGS)
11:30 “As políticas e as boas-práticas de alimentação saudável e acessível no Município de Lisboa” – Cláudia Prazeres (CM Lisboa)*
12:00 Debate
12:30 Almoço (LIVRE) Sugestão: Rest Universitário
14:00 Boas-práticas: As cantinas escolares no município de Torres Vedras – Mª Inês Morais e José Alves, Câmara Municipal de Torres Vedras
14:30 Boas-práticas: As empresas e a promoção da alimentação adequada – Catarina Soares de Oliveira & Ricardo Lopes (Nutrimeio)
15:00 Apresentação do Observatório Regional de Segurança Alimentar (ORSAA) e balanço das atividades realizadas – Abílio Guerreiro, Ana Poeta, Artur Gregório, Catarina Vasconcelos
15:30 Debate
16:00 Apresentação da Campanha de comunicação “O Prato Certo” e do Kit de sensibilização e educação Alimentar:
Vídeo; Guião; Livro de Receitas; Plataforma
Laura Lopes (NUTS), Blue Soft, Maria Palma Mateus, Filipa Biel
16:30 Sessão de encerramento – “Making of” do “Prato Certo”
Equipa ORSAA; testemunhos de participantes nas sessões técnicas, práticas e filmagens
17:00 Convivialidade Mediterrânica e troca de sabores; Exposição sobre desperdício alimentar
17:30 Fim dos trabalhos
* A confirmar
Fonte: Associação IN Loco