Fio da Memória #2 Percorrer / “Guadalupe – Aspradantas”

0
219

No próximo dia 23 de junho o projeto Fio da Memória #2 Percorrer tem encontro marcado na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, pelas 10h30.

O projeto integra o Ciclo Linhas Cruzadas promovido pela Tertúlia Associação Sócio Cultural de Aljezur e faz parte do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, cujo tema central para 2018 é:

Património que futuro?

Manuela Caneco escreve:

 “Como resposta a esta pergunta propomos um futuro consciente, centrado no saber, que interliga de novo, modernamente o Ser Humano com a Natureza.

Valorizando Guadalupe. Valorizando os monumentos megalíticos (tantos e tão especiais) como pontos energéticos da terra. […]

É tempo de fazer a ponte entre passado e futuro.”

Este será um encontro com a artista plástica Manuela Caneco e com o arqueólogo Ricardo Soares que terá início na ermida, onde será realizada uma introdução ao tema com a leitura de um texto. Seguir-se-á um passeio orientado aos monumentos megalíticos existentes nas imediações, nomeadamente o menir de Aspradantas. Chegados ao menir será realizada uma cerimónia idêntica às realizadas na época grega e romana com água e ramos de oliveira. O público será convidado a participar e a cantar ativando assim rituais de outras eras.

A participação é gratuita. Os participantes  devem trazer roupa confortável, chapéu e pequeno lanche para picnic. Duração– cerca de 3h30.

Fonte: DRCAlg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui