Verão em Tavira 2018 | Um programa cultural de Verão com todas as Artes

0
236
VeraoTavira

O programa cultural Verão em Tavira propõe, no período entre julho e setembro, iniciativas que despertarão, certamente, o maior interesse em todos: naturais, residentes e visitantes. Com início a 01 de julho o Cenas na Rua” – Festival Internacional de Teatro e Artes na Rua, na sua 14ª edição, continuará a ser um acontecimento relevante no panorama artístico do sul do país. Oferece, durante uma quinzena, grande diversidade de espetáculos e muitas intervenções em espaços diferenciados da cidade.

Na primeira quinzena de julho, atuam companhias nacionais como a Companhia da Esquina (sobre obras de Almada Negreiros e Gil Vicente), Erva Daninha (dança/novo circo), Armação do Artista (performance itinerante), Ana Bola (stand up/comédia) e a Lisbon Poetry Orchestra (música e poesia) e de outros países chegam os Teatro SÓ (luso-germânicos), Niño Costrini (Argentina), os franceses Cia. Des Quidams e Circ Rouages, Teatro Necessario (Itália) e os espanhóis La Industrial Teatrera, La Tal e La Nordika.

O “Jazz no Palácio” decorrerá, nas noites de 19, 20 e 21 de julho, no terraço do Palácio da Galeria, com concertos do quinteto de João Barradas (“Home”), a cantora cabo-verdiana Carmen Souza (“Creology”) e o trio do pianista João Paulo Esteves da Silva (“Brighttbird”, estreia em Tavira).

No parque do Palácio da Galeria estarão vozes femininas. A consagrada Teresa Salgueiro acompanhada da cantora israelita e internacional Noa, a revelação Carolina Deslandes e a fadista Gisela João.

A Praça da República e o Jardim do Coreto terão uma programação especial com diversos nomes do panorama musical, a cabo-verdiana Nancy Vieira, o cantautor Luiz Caracol, a cantora algarvia Viviane, “Os Quatro e Meia” de Coimbra, o cantor Tatanka, a Orquestra Clássica do Sul, a Gala Lírica dedicada à 7ª Arte, a companhia andaluza de flamenco de Anabel Veloso, os Pauliteiros de Miranda, as adufeiras de Paul, a orquestra de harmónicas de Ponte de Sôr, os cantadores de Aldeia Nova de São Bento e, ainda, o “Fado no Coreto”, a Banda de Musical de Tavira, o folclore e outras novidades…

A “Mostra Ar livre Cinema 18”, de 05 de julho a 05 de agosto, organizada pelo Cineclube de Tavira, ocorrerá nos claustros do Convento do Carmo.

A rua do Cais receberá, de julho a setembro, feiras e mostras ligadas à cultura, é o caso da Feira do Livro de Tavira, este ano, com 42 presenças de editoras e livreiros, dos Ofícios, das Antiguidades e Velharias, assim como a Feira de Stocks promovida pela Associação Baixa de Tavira.

Entre 13 e 15 de julho, haverá “Tavira por provas”, um evento dedicado aos vinhos.

No Palácio da Galeria – Museu Municipal de Tavira estará patente a exposição “Mulheres Modernas na obra de José Almada Negreiros” com inauguração a 07 de julho, numa parceria entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a Câmara Municipal de Tavira. Será uma das grandes exposições do ano em Portugal.

Também estarão patentes as exposições “Dieta Mediterrânica, Património Cultural Milenar” no Palácio da Galeria, “Tavira Islâmica“ e “Arqueologia em Tavira: Desvendando o Passado” no Núcleo Islâmico do Museu Municipal de Tavira.

Entre 06 e 09 de setembro, terá lugar a VI Feira da Dieta Mediterrânica, acontecimento cultural internacional que atrai de forma crescente dezenas de milhares de visitantes a Tavira, inserida no Plano de Salvaguarda da Dieta Mediterrânica, elemento inscrito na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

É a celebração anual e a confraternização na comunidade representativa de Portugal, Tavira.

Aqui se apresentam muitos motivos de interesse para que todos tenham um bom Verão em Tavira.

Fonte: Mun de TaviraVeraoTavira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.