A 14 de agosto, pelas 19h00, a prestigiada escritora louletana Lídia Jorge vai estar na sua terra natal para apresentar a sua mais recente obra, “Estuário”. Esta será mais uma sessão da rubrica “Livros Abertos” da Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen.
“Estuário” é um livro sobre a vulnerabilidade de um homem, de uma família, de uma sociedade e do próprio equilíbrio da Terra, relatados pelo olhar de um jovem sonhador que se interroga sobre a fragilidade da condição humana. Edmundo Galeano andou pelo mundo, esteve numa missão humanitária e regressou à casa do pai sem parte da mão direita. Regressou com uma experiência para contar e uma recomendação a fazer por escrito, e na elaboração desse testemunho passou a ocupar por completo os seus dias. Porém, ao encontro deste irmão mais novo da família, vêm ter sem remédio as vicissitudes diárias que desequilibram a grande casa do Largo do Corpo Santo. Edmundo vai-se, então, apercebendo que as atribulações longínquas mantêm uma relação direta com as batalhas privadas travadas ao seu lado. E a sua mão direita, desfigurada, transforma-se numa defesa da invenção literária perante a crueza da realidade. “Estuário” pertence à categoria dos livros de premonição, através do enlace entre o desenho do futuro e a Literatura.
A apresentação da obra está a cargo de Carina Infante do Carmo, Professora na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.
Durante a sessão o ator Luís Vicente irá ler alguns excertos da obra. Haverá também a venda de livros pela livraria Papelnet.
A entrada é livre.
Fonte: GAP da CM Loulé