É com enorme pesar que a Direção Regional de Cultura do Algarve recebeu a notícia do falecimento do Prof. José Louro ocorrido esta sexta-feira.
O percurso de vida, bem como a sua participação cívica e cultural foram um relevante testemunho que deixará em todos os que com ele conviveram, e com ele interagiram, um sentimento de tristeza que só será superado pelo legado que nos deixa.
A ação e intervenção no âmbito do ensino, mas também da juventude e do associativismo, mobilizou jovens e marcou a história do teatro no Algarve, tornando-se numa referência inquestionável da educação pela arte na região.
O seu papel enquanto programador no Teatro Lethes e, posteriormente, no Teatro Municipal de Faro foi outra das tarefas que desempenhou e onde também deixou a sua marca para o desenvolvimento cultural do Algarve.
A atribuição do Prémio Maria Veleda em 2016, por esta Direção Regional de Cultura do Algarve, confirmou o reconhecimento pelos pares do seu papel como Homem da Cultura pelo seu percurso cultural e cívico onde foi protagonista com intervenções particularmente relevantes e inovadoras para a Cultura da região.
O Algarve presta desta forma o seu reconhecimento público a José Louro, uma grande personalidade da cultura algarvia, considerando que o seu contributo cultural e o legado que nos deixa é inquestionável.
Aos familiares e amigos apresentamos as nossas sinceras condolências.
A Diretora Regional de Cultura do Algarve
Alexandra Rodrigues Gonçalves
Fonte: DRCAlg