SB de Alportel | Jovens participaram no “Orçamento Participativo Jovem Portugal 2018”

0
172
OrcamentoPJovem1

Os jovens são-brasenses foram desafiados a participar no Orçamento Participativo Jovem Portugal 2018, numa sessão de apresentação, realizada no Espaço Jovem. Na totalidade, foram apresentadas sete propostas com os temas: Escola Viva, Cinema ao Ar Livre no Algarve, Estúdio Musical Comunitário, Degustação Gastronómica do Algarve Jovem, Fonte Férrea Alive, Lan Party Algarve e Serra Viva.

A sessão, realizada no passado dia 16 de julho, foi dirigida por técnicos da delegação de Faro do Instituto Português do Desporto e Juventude e contou com a presença do seu diretor Regional, Custódio Moreno e do executivo municipal são-brasense.

Recordando os primeiros passos na área do associativismo jovem, Custódio Moreno, lembrou aos jovens participantes que esta é uma oportunidade para poderem dar um contributo a nível regional ou nacional. Um primeiro passo para que se tornem cidadãos ativos da nossa sociedade.

O Presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro, recordou que este processo não é novo, uma vez que existe no município uma já longa experiência no processo do Orçamento Participativo do município, e também nas escolas do concelho já é elaborado um processo semelhante que incentiva os alunos a darem o seu contributo para a comunidade escolar. Deste processo nasceu, por exemplo, o Skate Parque de São Brás, projeto apresentado por jovens e que é hoje uma realidade.

A Vice-presidente, Marlene Guerreiro, apelou à participação dos jovens, referindo que as ideias que não forem selecionadas pelo Orçamento Participativo Jovem Portugal 2018 poderão ser depois analisadas pela autarquia para avaliar a pertinência e a viabilidade de concretização das mesmas a nível concelhio.

O Orçamento Participativo Jovem Portugal 2018 é um processo de participação democrática em que os jovens cidadãos, dos 14 aos 30 anos,  apresentam e votam projetos de investimento público. O desafio consistiu na apresentação de propostas nas seguintes áreas temáticas: desporto inclusivo, diálogo intergeracional, inovação cultural e sustentabilidade ambiental, até ao montante máximo de 100 mil euros, sempre com o objetivo de beneficiar mais do que um município em todo o território nacional.

Em 2017, foram apresentadas mais de 400 propostas, que foram votadas por mais de 1000 jovens cidadãos. Este ano, as propostas foram apresentadas até 29 de julho. Os regulamentos podem ser consultados em opjovem.gov.pt. Mais informações podem ser solicitadas através do email: [email protected].

Na próxima fase, o processo inclui a realização de encontros de participação e a votação dos projetos, entre 1 de outubro e 16 de dezembro.

Fonte: GI da CM SBAOrcamentoPJovem1OrcamentoPJovem2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.