Uma das apostas da CVA – Comissão Vitivinícola do Algarve, e em linha com os produtores algarvios, passa pela dinamização das visitas às Quintas e adegas da região, no sentido de tirar partido dos milhares de visitantes que escolhem o Algarve para férias, proporcionando-lhes igualmente uma experiência única.
É com esta premissa da divulgação dos produtores e das potencialidades enoturísticas do Algarve, que a CVA, lançou no início deste ano na BTL, no stand do Turismo do Algarve, o Mapa da Região Vitivinícola do Algarve. Distribuído de forma gratuita, em colaboração com Turismo do Algarve, nos Postos de Turismo e também através de outros promotores turísticos, o Mapa é uma forma prática e acessível para qualquer visitante, encontrar a localização de todos os produtores regionais, o seu contacto e serviços associados, desde as provas, à venda e visitas guiadas.
A par desta distribuição generalizada, os produtores algarvios começam a apostar também no Enoturismo de forma consistente e com programas próprios. Com a aproximação das vindimas, são várias as opções possíveis, sendo um dos exemplos a parceria da Quinta da Tôr com a autarquia louletana, que integra as vindimas no seu projeto Loulé Criativo, que visa a promoção da identidade do território, através da participação em atividades diversas. Ora nada melhor do que promover um território com a possibilidade de participar num dia de vindimas com um produtor local e numa zona tão típica como o interior de Loulé, onde se localiza a Quinta da Tôr. A parte boa do programa é que o dia não inclui só trabalho na vinha, mas também o tradicional convívio vinícola, sobretudo ao almoço, com produtos e vinho do Algarve, aliados depois à parte prática de fazer o vinho de forma tradicional com a pisa a pés dos cachos já na adega.
Estes tipos de propostas começam a surgir de forma regular e generalizada na região, sendo mais o Enoturismo um produto que ganha cada vez mais adeptos e que não pode passar ao lado de uma região que já por si é das mais visitadas e que necessita aproveitar esse fluxo para diversificar a oferta. Neste sentido a CVA está também a preparar uma aplicação móvel (APP), a lançar até ao final do ano, que irá permitir o acesso de forma sempre atualizada e geolocalizada, não só das informações que constam do referido Mapa da Região Vitivinícola, mas associando-a aos locais de comercialização de vinho do Algarve, juntamente com notícias e eventos associados à marca Vinhos do Algarve.
Fonte: CVA