O ano transato trouxe a Lagoa muitas alegrias desportivas. Clubes e associações protagonizaram uma época de “Sonho” no Desporto de Competição, com a conquista de vários títulos regionais, nacionais e até mundiais, por parte dos mais de 1.600 atletas federados, praticantes de 15 modalidades desportivas. A 6 de outubro próximo, o Centro de Congressos do Arade, no Parchal, receberá a Gala do Desporto “Lagoa Terra de Campeões”, onde serão homenageados os clubes e atletas do concelho que mais se destacaram ao longo da época desportiva anterior.
A autarquia prepara-se agora para o arranque da Época Desportiva 2018-2019, que se inicia a 3 de setembro próximo. Durante a mesma o Município aumentará a sua oferta desportiva em quatro novas modalidades: O Judo e o Laido (Associação Asakazekan), a Esgrima (AD Clube de Esgrima) e o Futsal Feminino (SRBU Parchalense e ARDC Mentes do Desporto), perspetivando-se, igualmente, um aumento do número de praticantes em geral e de atletas federados em particular. A partir desta data Lagoa passará ainda a contar com um novo equipamento desportivo: o Ginásio de Musculação do Estádio Municipal da Bela Vista.
A par destas novidades, mais de metade das cerca de duas dezenas de equipamentos desportivos municipais sofreram obras de melhoramento e reestruturação durante o período de verão. Destacam-se a pintura da Pista de Atletismo e a colocação de corrimãos nas bancadas do Estádio Municipal da Bela Vista; a substituição da iluminação por equipamentos com tecnologia LED em todos os pavilhões utilizados pela autarquia e a atualização de marcações em vários equipamentos desportivos.
Integram o Plano Estratégico Desportivo do Município de Lagoa, para além do “Desporto Competição” (2º Eixo), o “Desporto Para Todos” (1º Eixo) e “Lagoa Acolhe Grandes Eventos Desportivos” (3º Eixo). O Município continuará, por isso, a apoiar e promover o Desporto no concelho através da cedência de instalações e equipamentos desportivos aos clubes e associações com sede na área do Município; a celebrar Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo e a disponibilizar serviços de transporte destinados a jogos e competições.
O orçamento global desta medida ascende a cerca de um milhão de euros.
Fonte: GC do Mun Lagoa(Algarve)