A Câmara Municipal de Silves adquiriu um Bio Triturador de tamanho industrial, que servirá para triturar os verdes sobrantes de cortes de relva e ou de trabalhos de poda e limpeza de árvores efetuados pelo setor de Jardins da autarquia no decurso dos seus trabalhos de manutenção dos espaços verdes do concelho.
Esses materiais, que atingiam anualmente as cerca de 1800 toneladas, eram depositados em aterro, com os custos inerentes não só à própria deposição, mas aos transportes, horas de trabalho dos funcionários, bem como desgaste de materiais e homens.
Assim, com esta aquisição que corresponde a um investimento de 65.000€, a autarquia fará uma poupança anual de cerca de 55000,00€.
O equipamento de tamanho Industrial tem um débito próximo dos 30 metros em cada 3h00, sendo rebocável e possuindo uma grua e respetiva pinça e plataforma de carregamento de três metros. Uma vez que pode ser acoplada a um trator permite que este trabalho se possa efetuar trabalho em todas as freguesias do concelho.
Deste modo, para além de se minimizarem os custos associados à deposição em aterro, ainda se aproveitarão os materiais obtidos após a trituração, que serão colocados nos jardins do concelho, de forma a melhorar a estrutura dos respetivos solos e a aumentar os índices de matéria orgânica.
Fonte: GRP do Mun Silves