O Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR) tem previstas medidas destinadas ao apoio para o restabelecimento de zonas florestais afetadas por incêndios. As candidaturas decorrem até dia 30 de setembro e deste programa poderão beneficiar os Munícipes do concelho de Silves afetados pelos fogos do passado mês de agosto.
Mais precisamente, a Operação 8.1.4., que se reporta ao «Restabelecimento da Floresta Afetada por Agentes Bióticos e Abióticos ou por Acontecimentos Catastróficos», tem como objetivo apoiar ações que visem a «estabilização de emergência pós incêndio, catástrofes naturais, ou acontecimentos catastróficos, visando a minimização de risco de erosão, em áreas identificadas pelas entidades competentes».
A medida preconiza o apoio e «intervenção ao nível das explorações florestais e agroflorestais», bem como o «restabelecimento de povoamentos florestais afetados por agentes bióticos e abióticos e recuperação de infraestruturas de proteção e sinalização danificadas».
Preconiza, ainda, Intervenção com escala territorial relevante, que poderá passar pelo «apoio à elaboração de Planos de Gestão Florestal ou de instrumento equivalente para explorações individuais, para ZIF e para áreas agrupadas».
Poderão beneficiar do apoio ao abrigo deste programa os detentores públicos e privados de espaços florestais.
Para mais informações, os interessados deverão consultar o portal do PDR (http://www.pdr-2020.pt/site/O-PDR2020/Arquitetura/Area-3-Ambiente-Eficiencia-no-Uso-dos-Recursos-e-Clima/Medida-8-Protecao-e-Reabilitacao-de-Povoamentos-Florestais/Acao-8.1-Silvicultura-Sustentavel/Operacao-8.1.4-Restabelecimento-da-Floresta-Afetada-por-Agentes-Bioticos-e-Abioticos-ou-por-Acontecimentos-Catastroficos), ou contactar os servios para:
Morada: Rua de São Julião, nº. 63, 1149–030 LISBOA
Tel.: 213 819 333 | Fax: 213 856 858 | Nº Verde: 800 500 064 | E-mail: [email protected]
Fonte: GRP do Mun Silves