O Sanatório Vasconcelos Porto abriu as suas portas, em São Brás de Alportel no dia 8 de setembro de 1918. Um século depois, o edifício acolhe no presente o Centro de Medicina de Reabilitação do Sul e continua a sua missão de promover a Saúde da região e do país. Para recordar este século de História e homenagear aqueles que foram os seus fundadores e os seus trabalhadores ao longo de décadas, está a ser preparado um programa comemorativo, para o próximo dia 8 de setembro de 2018, composto pela Conferência Internacional “O Sanatório Carlos Vasconcelos Porto – 100 anos depois”, a realizar no Museu do Traje; e por uma Sessão Comemorativa, que terá lugar no edifício do Antigo Sanatório, atual Centro de Medicina de Reabilitação.
A iniciativa cabe ao Município de São Brás de Alportel, em parceria com a Administração Regional de Saúde do Algarve, a Direção Regional de Cultura e a Universidade do Algarve, integrada no Programa “100 Anos depois – Ciclo de Conferências Saúde e Cultura, que teve início no dia 13 de abril, promovido com o apoio do Centro Hospital Universitário do Algarve (CHUA), estrutura de saúde que integra o Centro de Medicina de Reabilitação; da Sub-Região de Faro da Ordem dos Médicos, da Seção Regional do Sul da Ordem dos Arquitetos, da CP Comboios de Portugal, do Instituto de Higiene e Medicina Tropica e da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel – Museu do Traje.
A CONFERÊNCIA INTERNACIONAL terá lugar no Museu do Trajo, entre as 09h30 e as 17h00 de sábado 8 de setembro. Para a ocasião está confirmada a presença de diversos palestrantes nacionais e internacionais, dedicados à história e à investigação em áreas distintas, com especial relevo para a arquitetura hospitalar, a história da saúde e da assistência hospitalar e com uma incursão profunda na história do antigo Sanatório Vasconcelos Porto. Um conjunto prestigiado de investigadores e historiadores nacionais e internacionais vai abordar, em diferentes áreas do saber, a importância desta pioneira unidade de saúde, as motivações históricas e os factos marcantes da história da saúde em Portugal, sem esquecer o olhar sobre a medicina no Algarve. Vitor Ribeiro e Cristina Fé Santos; Renato Gama-Rosa Costa; Gisele Sanglard, Graça Serejo; José Luís Dória; Fernando Rosas, Ana Luísa Matos e Vitor Matos; e Isabel Palmeirim preenchem a plêiade de investigadores convidados para esta conferência que contará ainda com a intervenção do Subdiretor Geral da Saúde, Diogo Cruz.
Durante o período em que decorre a Conferência, o Museu do Traje convida os presentes a visitar as RESERVAS MUSEOLÓGICAS VISITÁVEIS – que apresentam Material Médico, proporcionando uma oportunidade única de olhar sobre a história da medicina.
O segundo momento do programa está marcado para as 18h00, no edifício do antigo sanatório, que atualmente acolhe o Centro de Medicina e Reabilitação do Sul, onde terá lugar a SESSÃO COMEMORATIVA que integrará visita ao Espaço Memória, momento musical e de convívio, com momentos de homenagem e evocação da Memória deste século de História que marcou profundamente o concelho, a região e o país.
O evento é de participação gratuita mas sujeito a inscrição prévia que pode ser efetuada através do seguinte link: www.cm-sbras.pt/pt/agenda/7625/ciclo-de-conferencias-saude-e-cultura.aspx
Integrado neste programa comemorativo, encontra-se patente ao público, uma EXPOSIÇÃO DE RUA intitulada “100 anos depois – A Saúde em São Brás de Alportel”, que pode ser visitada no Largo São Sebastião, no centro de São Brás de Alportel.
Fonte: GI da CM SBA