Neuropatia: 1 em cada 3 pessoas poderá evoluir para um quadro debilitante.
- Perda de sensibilidade, formigueiro e ardor são os sintomas que não devem ser ignorados
- Diabéticos, alcoólicos, idosos e vegetarianos são os principais grupos de risco
- “Escute o seu corpo”: uma campanha lançada com o apoio Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar
“Escute o seu corpo” é o mote de uma campanha global que chega agora a Portugal para dar a conhecer os sintomas de uma doenças que, apesar de subdiagnostiada, sabe-se que atinge grande parte da população.
Lançada com o apoio da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), a campanha apresenta-se com uma mensagem simples que aponta, de uma forma clara e direta, para as principais manifestações da neuropatia: a perda de sensibilidade, o formigueiro e o ardor, sintomas que afetam, sobretudo, o sistema nervoso periférico, ou seja os nervos dos braços e das pernas.
Como explica Jorge Brandão, médico de medicina geral e familiar e Vice-presidente da APMGF, «a Neuropatia corresponde a um quadro de lesões nos nervos motores, sensoriais e/ou autónomos que afetam diferentes fibras nervosas. Ocorre quando há lesão no sistema nervoso periférico, como nos nervos dos braços e das pernas, o que conduz a um quadro sintomático desconfortável e perturbador da qualidade de vida dos doentes».
A Neuropatia atinge cerca de 8% da população geral, mas a frequência pode ultrapassar os 50% em idosos, diabéticos e alcoólicos.
A Neuropatia é uma doença cuja prevalência aponta para cerca de 8% da população em geral, mas a frequência pode ultrapassar os 50% em idosos, diabéticos e alcoólicos. «Sabe-se que 50% das pessoas podem estar em risco de desenvolver Neuropatia com o passar dos anos e 1 em cada 3 pessoas poderá evoluir para um quadro debilitante. É importante que as pessoas, em especial os grupos de risco, reconheçam os sintomas e procurem identifica-los junto do seu médico, de modo a travar ou controlar a doença», esclarece Jorge Brandão.
Sobre a campanha:
Escute o seu corpo é uma campanha lançada pela Merck S.A. um pouco em todo o mundo. Muitas são as figuras públicas, as sociedades médicas e científicas e até grupos de doentes que se têm associado a esta causa que é chamar a atenção para uma doença que, apesar de ser muito comum, encontra-se subdiagnosticada. Em Portugal a campanha reúne toda a informação em www.escuteoseucorpo.pt, conta com a atriz Rita Blanco como embaixadora e com o apoio da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar. A campanha “Escute o seu corpo” arrancou em Agosto de 2018 na televisão e digital e com presença de informação em Centros de Saúde e Unidades de Saúde Familiar.
Fonte: MultiCom