Loulé recebe Francisco Louçã para Conferência

0
188
FranciscoLouca

“Portugal em risco: Dos incêndios à pirataria financeira” é o tema que Francisco Louçã, antigo deputado e antigo líder do Bloco de Esquerda, irá trazer ao Ciclo de Conferências “Horizontes do Futuro”, no próximo dia 20 de setembro, quinta-feira, pelas 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé.

Francisco Louçã (nascido em Lisboa, em 1956) é economista, professor catedrático no ISEG, Universidade de Lisboa, e investiga temas de Macroeconomia, Finanças e História das Ideias Económicas.

Participou na luta contra a ditadura e a guerra no movimento estudantil dos anos setenta. Aderiu à LCI, seção portuguesa da Quarta Internacional, em 1973, (transformada em PSR em 1979), e fez parte da sua estrutura da direção aquando do 25 de Abril de 1974, participando na luta política desde então.

Foi fundador do Bloco de Esquerda, em 1999, e membro da sua direção desde essa data. Foi deputado entre 1999 e 2013: eleito por Lisboa em 1999, reeleito em 2002, 2005, 2009 e 2011. No Parlamento, dirigiu a bancada do Bloco de Esquerda durante alguns anos e fez parte de várias comissões de inquérito. Pertenceu às comissões da área de Economia e Finanças e, durante uma legislatura, fez igualmente parte da Comissão de Liberdades, Direitos e Garantias.

Participou como convidado em diversos fóruns, cimeiras e conferências políticas em diversos países, como a França, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Suíça, Países Baixos, Bélgica, Brasil, Chile, Uruguai, Paraguai, Nicarágua, Equador, Colômbia e Argentina.

Foi eleito membro do Conselho de Estado em dezembro de 2015, pela Assembleia da República.

Autor de várias obras, as suas publicações mais recentes são, em coautoria, Isto é um Assalto, com Mariana Mortágua (2013), Os Burgueses, com João Teixeira Lopes e Jorge Costa (2014), A Solução Novo Escudo, com João Ferreira do Amaral (2015).

Escreveu ou fez crónicas de rádio em diversos órgãos de comunicação social (O Jornal, Público, TSF, Antena 1, etc.) e tem tido também uma presença assídua na televisão como comentador.

Esta iniciativa tem entrada livre.

Recorde-se que o Ciclo “Horizontes do Futuro” nasceu há cerca de uma década e continua a afirmar-se no programa cultural e de participação cívica no Concelho de Loulé.

Fonte: GAP da CM LouléFranciscoLouca

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.