04 de outubro de 2018 – Já são conhecidos os resultados da décima edição da Geração Depositrão, que comemorou a primeira década em funcionamento consecutivo no terreno. No ano letivo de 2017/2018 foram recolhidas mais de 460 toneladas em todo o país (aumento de 11% face à edição anterior), nas mais de 900 escolas e entidades inscritas no desafio de recolha de equipamentos elétricos eletrónicos e pilhas em fim de vida.
Num contexto nacional, as escolas de Faro recolheram cerca de 21 toneladas de resíduos (ambos os tipos), com especial destaque para as escolas que ocupam o top 3, que contribuíram com cerca de 18 toneladas: EB1 de Cabanas de Tavira, Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e EB1/JI José Carlos da Maia.
A primeira escola já é conhecida no grupo habitual de vencedores a nível nacional, atingindo o top do ranking desde o 1º ano da campanha.
Outras distinções foram atribuídas a escolas do distrito de Faro, nomeadamente:
. EB1 de Cabanas de Tavira – escola que recolheu mais peso de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) em 2018;
. Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve – mais peso de pilhas usadas em 2018 e recolha destes resíduos superior a 100 kg.
Filipa Moita, responsável de comunicação, sublinha que, “O compromisso assinado pelas escolas e entidades que participaram é motivo de orgulho e satisfação, pois a recolha destes resíduos, muitos deles perigosos, tem sido uma causa defendida por todos e abraçada com muita energia e dedicação. A Geração Depositrão continuará a estimular e educar os cidadãos para a adoção de boas práticas. As escolas são inspiradoras e provam todos os anos a sua capacidade gigante de participar ativamente na construção de um ambiente melhor e mais saudável.”
Atualmente, as escolas participantes correspondem ao envolvimento de mais de 420 mil alunos e cerca 45 mil professores de todos os níveis de Ensino, com maior incidência nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Esta campanha da ERP Portugal é implementada em parceria com a ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), através do Programa Eco-Escolas, e conta com o apoio das marcas LG, Orima, Pingo Doce e Worten.
Fonte: HK Strategies