Decorreu esta quinta feira, 4 de outubro, a assinatura do memorando estratégico que formaliza a criação no concelho de Olhão de uma incubadora de empresas de base tecnológica, fruto de uma parceria entre a autarquia e a Altice Labs, o ramo do Grupo Altice que se dedica à inovação.
Em causa está a implementação em Olhão de uma incubadora de investigação e desenvolvimento de produtos de base tecnológica, que surge na sequência de outros dois polos complementares à estrutura principal, na Universidade de Aveiro, situados em Viseu e no Funchal.
Esta parceria funcionará resultado de um encontro de sinergias: à autarquia compete proporcionar as instalações e dinamizar as entidades que vão avaliar as propostas que se candidatem; a Altice, por seu lado, contribuirá com todos os recursos à sua disposição, do financiamento ao know-how, passando pelo acesso das ideias de inovação, produtos e tecnologias que surjam a um mercado global.
“Um momento histórico para o concelho”, considerou o presidente da autarquia, António Miguel Pina, para quem é fundamental para o desenvolvimento do concelho “proporcionar aos nossos jovens a possibilidade de se fixarem na região, dando, assim, mais um ‘salto’ no crescimento do concelho”, que teve a sua origem na atividade piscatória, evoluiu para a indústria conserveira e, mais recentemente, assistiu ao evento do aumento da atividade turística.
Para o autarca, a Altice teve visão estratégica ao escolher Olhão, um concelho que dispõe de condições ótimas para a instalação de uma estrutura desta natureza: “Temos as condições de acolhimento, temos a proximidade de uma universidade e temos, agora, um parceiro estratégico importantíssimo para concretizar esta ambição de posicionar Olhão na dianteira das novas tecnologias”. Para essa escolha, concluiu António Miguel Pina, “muito contribuiu o trabalho desenvolvido pela autarquia junto da Altice”.
Conforme explicou o presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, “hoje concretizamos o compromisso para tornar realidade a nossa presença física no Algarve, em particular no município de Olhão, para estarmos aqui, ao lado dos olhanenses, a estabelecermos um laboratório colaborativo que vai desenvolver inovação e tecnologia, não apenas para esta região, mas para todo o mundo”.
Para o responsável da multinacional, o passo hoje dado em Olhão é “decisivo” para atrair e fixar “talento digital que, de forma sustentada, contribuirá para o crescimento da região”.
Um projeto que se tornará uma realidade no terreno a breve trecho, conforme revelou em primeira mão o presidente da autarquia olhanense. António Miguel Pina denotou o “bom andamento” do processo de criação das instalações da incubadora em Pechão, e fez votos de que “brevemente nos possamos encontrar de novo em Olhão, desta vez para a inauguração”.
Na cerimónia desta manhã, a Altice aproveitou, ainda, para entregar a cada um dos agrupamentos escolares do concelho um tablet, equipado com uma plataforma eletrónica que contem conteúdos pedagógicos, tutoriais, vídeos e exercícios “que permitem juntar a comunidade educativa e contribuir decisivamente para a modernização do sistema educativo”, nas palavras do presidente Executivo, Alexandre Fonseca.
Na cerimónia desta manhã foi, ainda, instituído um Conselho Estratégico de Inovação e Tecnologia, integrado por elementos da autarquia e da Altice, mas também por representantes de entidades com atividade relevante em diversas áreas da comunidade local e regional.
Fonte: Mun de Olhão