O “Festival de Órgão do Algarve 2018”, realiza-se de 02 a 30 de novembro, em Faro, Portimão, Loulé e Tavira.
O concerto de arranque do Festival tem lugar este ano na Igreja do Carmo, dia 2 de novembro, onde a organista Margarida Oliveira e o tenor Bruno Nogueira propõem um programa que percorre obras dos séculos XVIII e XIX.
Dia 10 de novembro é apresentado novo concerto na Igreja do Carmo, também de música de câmara, numa combinação peculiar de órgão e trompa, respetivamente com Daniel Nunes e Edgar Enoque Barbosa.
Os eventos na Sé de Faro iniciam-se a 15 de novembro, com um concerto pedagógico às 10h dirigido a crianças em idade escolar. A Dona Chica, o Barnabé, o Sr. João e muitos outros surgem na narração da história “A Aldeia de Dó Mi Sol”, nas imagens e nas improvisações de Inês Machado ao órgão.
A 17 de novembro, Sérgio Silva e o Ensemble Vocal Introitus (oito vozes masculinas) apresentam-nos um programa de invocação Mariana, tal como a Sé de Faro, de Santa Maria, partindo do hino vespertino Ave Maris Stella (Salve, Estrela do Mar), pedra angular da devoção medieval a Nossa Senhora.
Passado quase um ano do início da Escola de Órgão da Sé de Faro, terá lugar a 18 de novembro às 16h um concerto protagonizado pelos alunos desta Escola que pretende dar a conhecer o seu trabalho.
A 24 de novembro realiza-se o concerto de encerramento na Sé de Faro, com o organista espanhol Andrés Cea Galán, que selecionou um programa diversificado que percorre as escolas organísticas alemã, holandesa e ibérica.
Para concluir, a 25 de novembro a missa dominical na Sé de Faro às 12h15 será acompanhada ao órgão de tubos, com os alunos da Escola de Órgão da Sé de Faro e o Coro de Câmara Vozart.
Os concertos de 2, 10, 17 e 24 de novembro realizam-se às 21h30. Todos os eventos são de entrada livre.
A 11.ª edição do Festival de Órgão é organizada pela Associação Cultural Música XXI. Conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e do Município de Faro, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM.
Fonte: Música XXI