A Associação Oncológica do Algarve organizou, uma vez mais este Ano, a sua 18ª edição da MAMAMARATONA (MM 18), destacando-se já como o maior evento social a sul do Tejo. O acontecimento decorreu no Domingo 7 de Outubro, da parte da manhã na Zona Ribeirinha de Portimão, no Barlavento Algarvio, num dia espetacular de Sol e com uma grande afluência de atletas e curiosos, tanto Portugueses como estrangeiros.
Esta iniciativa englobou como habitual uma Marcha e/ou Corrida de 6Kms, que este ano fez parte do circuito “Portugal a Correr Portimão” (que contemplou também as provas de Mini-Maratona na distância de 10 kms e Meia-Maratona com 21 kms ) numa organização em parceira com a empresa Global Sport (GS) e com a Câmara Municipal de Portimão (CMP).
Além disso, conforme em anos anteriores, a Mamamaratona integrou o Calendário Regional de Marcha e Corrida do Algarve, do Instituto Português de Desporto e Juventude (IPDJ), o que permitiu a participação gratuita dos participantes, sem restrição de idades. A MM 18 têm como principal objetivo lutar contra o cancro, em particular da mama (por se enquadrar no movimento internacional “Outubro Rosa”, de alerta para a prevenção do cancro da mama), sensibilizar para a prática de um estilo de vida saudável e para a prática de exercício físico, como formas de prevenção do cancro.
Sendo este um evento solidário, ao organizar a Mamamaratona, a Associação Oncológica do Algarve pretendeu ainda angariar fundos para a sua obra em prol do doente oncológico e familiares. Os interessados tiveram à sua disposição vários meios de chegarem a Portimão, nomeadamente o apoio da CP – Comboios de Portugal, com desconto de 50% no bilhete de ida e volta e deslocação num autocarro da Transol, com preços especiais, ligando a Fuseta e Faro a Portimão.
A Mais Algarve, como Media partner do evento, deslocou uma vasta equipa a Portimão e recolheu imagens desta edição da Mamamaratona 2018, destacando algumas daquelas que nos marcaram e que retratam um pouco o espirito e ambiente que se viveu em Portimão.