A Exposição “Estais” de Carlos No, tem inauguração marcada para dia 20 de outubro, às 18h30 (*), no Museu Municipal de Faro e vai estar patente até 18 de novembro de 2018.
Com a instalação/escultura Estais, de Carlos No, damos início ao ciclo de arte contemporânea A Arte Faz Bem?, um projecto Artadentro em colaboração com o Município de Faro e o Museu Municipal de Faro.
A obra escultórica de Carlos No é essencialmente caracterizada pela reflexão crítica sobre temas de relevância social, nomeadamente os relacionados com o desrespeito dos Direitos Humanos: situações de injustiça, ausência de liberdade, exploração e abuso de Poder, etc. Trata-se portanto, de um projecto artístico que utiliza a linguagem da arte como ferramenta de intervenção e sensibilização pública para problemáticas de interesse geral.
Em Estais — forma do verbo estar, ou termo náutico que designa os cabos que fixam a mastreação —, Carlos No apresenta um projecto site-specific, que aborda a um tempo dois problemas actuais relevantes, embora de natureza diferente: por um lado um flagelo cíclico anual; por outro, uma espécie de bloqueio atávico que nos impede de, atempadamente, solucionarmos fenómenos perniciosos sobejamente identificados e com remédio conhecido e comprovado.
A Arte Faz Bem?, é um novo ciclo de arte contemporânea com início em Outubro de 2018 que decorre até Maio de 2019, com curadoria da Artadentro, realizado em colaboração com o Museu Municipal de Faro e apoiado pelo Município de Faro. É, essencialmente, mais um passo no sentido da sensibilização pública para a relevância social da actividade artística, nomeadamente no campo da arte contemporânea, correspondendo às necessidades da actualidade farense.
Sobre o artista:
Carlos No (Lisboa, 1967), vive e trabalha na Ericeira, fez a sua formação em pintura e escultura no Ar.Co. em Lisboa. Expõe desde 1991, e a sua obra integra colecções institucionais e particulares em Portugal, bem como colecções particulares na Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Macau, México, Países Baixos, República Checa e Suécia. Actualmente é representado pelas galerias: Galeria Sete (Coimbra), Galeria Arthobler (Zurique, Suíça), a Galeria Elizabeth Couturier (Lyon, França) e a Galeria Maaret Finnberg (Turku, Finlândia).
(*) A inauguração conta com o generoso apoio dos vinhos Quinta da Lapa, e com a participação especial do afamado DJ Taxmanito — colaborações apreciadas e que desde já muito agradecemos.
Horário: 3ª. a 6ª das 10h00 às 18h00 / Sáb. e Dom. das 10h30 às 17h00. Encerra 2ªs e feriados.
Fonte: Artadentro