Fronteiras XXI – Jovens de costas voltadas para a política?

0
234
FronteirasXXI

O próximo “Fronteiras XXI” debate o que une e afasta os jovens da política, já no dia 17 de outubro, às 21h30, na RTP3.

Não se revêem nos Partidos, nem no mundo Associativo, mas na Internet, os Jovens partilham conteúdos sobre Política e assinam petições. Como entender a atual Participação Cívica e Política dos Jovens em Portugal ?

O que pensam os jovens portugueses da política? Estamos perante uma juventude alheada ou as estruturas que dão corpo à democracia devem mudar? Estudos recentes mostram que a maioria dos adolescentes e jovens não têm interesse na política, apesar de os índices de satisfação com a democracia estarem a melhorar em Portugal. Ao mesmo tempo, na era da e-democracia, as formas de participação cívica alteraram-se, opinar tornou-se mais fácil e há mais fiscalização dos poderes públicos.

O próximo programa Fronteiras XXI faz um retrato da participação política dos jovens portugueses. E das novas formas de intervir na sociedade. São mais as grandes causas do que os partidos que hoje levam jovens a envolverem-se na sociedade portuguesa? Quem está a fazer a diferença na sociedade civil? E como?

«Jovens de costas voltadas para a política?» contará com a participação de Kalaf Epalanga, músico e antigo membro dos Buraka Som Sistema, Hugo Carvalho, presidente do Conselho Nacional da Juventude, Inês Relvas, ex-líder do grupo de jovens promessas do Fórum Económico Mundial e do professor de Ciência Política, Carlos Jalali. O programa contará ainda com um contributo especial da mais jovem autarca nacional, Isabel Guedes, que aos 21 anos se tornou presidente da Junta de Eja (Penafiel).

Este será a estreia da jornalista Ana Lourenço na moderação do Fronteiras XXI, que resulta de uma parceria entre a Fundação Francisco Manuel dos Santos e a RTP.  

#FRONTEIRASXXI

Debater os grandes temas que desafiam Portugal e o mundo, colocando frente a frente conceituados especialistas nacionais e/ou internacionais e uma plateia seleccionada. É este o desafio do Fronteiras XXI, o programa mensal da RTP3, moderado por Ana Lourenço, que resulta de uma parceria entre a Fundação Francisco Manuel dos Santos e a RTP. www.fronteirasxxi.pt

Fonte: JLMAFronteirasXXI

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui