Potenciando uma estratégia de desenvolvimento económico do concelho e do Baixo Guadiana, alicerçada na promoção dos produtos locais e do património imaterial de Castro Marim, a NovBaesuris-Empresa Municipal tem a seu cargo a gestão do Mercado Local.
O Mercado Local de Castro Marim, antigo Mercado Municipal, foi alvo em 2014 de uma intervenção de requalificação e reabilitação, transformando aquele espaço, que outrora era a principal fonte de abastecimento de fruta, legumes e peixe da vila, numa montra turístico-cultural destinada à divulgação das artes e saberes locais e à promoção dos produtos endógenos do concelho.
Neste espaço turístico-cultural da vila de Castro Marim os visitantes podem encontrar uma oferta de qualidade e diversificada de produtos, desde o artesanato ao sal, passando pelas bebidas, sem esquecer as afamadas conservas. A cestaria em cana, a renda a birlos, as empreitas, a cortiça, as peças manuais em gesso e madeira, a flor de sal e o sal marinho, os bolos de alfarroba, as compotas, as conservas e os licores são alguns dos produtos à venda no Mercado Local. Todos eles seguem a marca Natural.pt do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), que integra a estratégia de promoção e valorização das áreas protegidas e dos seus recursos endógenos.
Atenta ao fenómeno da internacionalização e à necessidade dos produtos do Mercado Local estarem disponíveis em qualquer parte do mundo, a NovBaesuris desenvolveu a plataforma de vendas online www.castromarimlocalmarket.com, acessível por computador, tablet ou smartphone, promovendo deste modo o património gastronómico de Castro Marim.
À descoberta de Castro Marim com Áudio Guias é outro dos novos produtos turísticos recentemente lançados pela NovBaesuris. Apoiado nas novas tecnologias e no uso de dispositivos eletrónicos e digitais com recurso à voz, permite aos visitantes descobrir o património cultural e natural de Castro Marim, tendo como ponto de partida o Mercado Local.
Para Célia Brito, Presidente da NovBaesuris-EM, o Mercado Local de Castro Marim, que também acolhe o Posto de Informação Turística da Região de Turismo do Algarve (RTA), constitui uma alavanca na estratégia local de desenvolvimento, promovendo a melhoria das condições de vida das populações do Baixo Guadiana. Os seus objetivos são o aumento da produtividade e competitividade da atividade económica, a revitalização de artes e ofícios e produtos locais e a promoção e valorização do património cultural e natural locais.
Fonte: NovBaesuris