A APAL – Agência de Promoção de Albufeira, numa ação de promoção que contou com o apoio da Delegação do Turismo de Portugal no Canadá, do Município de Albufeira, e da Associação de Turismo do Algarve, realizou de 25 e 27 de setembro, uma ação de promoção no Canadá, constituída por dois workshops, os quais foram dirigidos aos Operadores Turísticos, Agentes de Viagem, e Comunicação Social de Montreal e Toronto.
Acompanhada por uma força de vendas constituída por 16 empresas das mais variadas áreas de negócio: rent-a-car, golfe, congressos e incentivos, hotéis, DMCs, resorts, apartamentos, entre outras, a APAL, apresentou-se nestas duas cidades com objetivo de dar a conhecer o destino, apresentar novos produtos, e reforçar a notoriedade da marca Albufeira e do Algarve, junto do trade daquelas que são as maiores cidades Canadianas: Toronto, no estado do Ontário, com 2.615.060 habitantes, e Montreal, no Québec, com 1.649.519 habitantes.
Os workshops têm sido o modelo de ação promocional definido pela APAL para a aproximação da oferta à procura, e neste caso, entre as empresas de Albufeira que oferecem os produtos e serviços turísticos, com as agências de viagem e operadores turísticos canadianos, criando assim um momento de apresentação e de contratação entre as empresas de Albufeira e as 110 Agências de Viagem e Operadores Turísticos que participaram nas duas ações promocionais.
Os workshops contaram ainda com a presença institucional dos Cônsules Gerais de Portugal em Toronto e Montreal, sendo uma ação promocional que para além da apresentação do destino de Albufeira e do Algarve, e da sua força de venda, pretendeu acima de tudo, também apresentar Portugal como um destino turístico que está na moda.
Lisboa e Porto, têm sido as duas cidades portuguesas que no momento mais crescimento turístico têm assinalado, sendo importante aproveitar e beneficiar deste crescimento, para apresentar outras regiões do país, neste caso Albufeira e o Algarve.
De notar que os turistas canadianos que procuram o Algarve para férias, fazem-no essencialmente entre fevereiro e abril, sendo a época alta deste mercado em março, com estadias de longa duração com uma ocupação média de 28 noites, sendo assim, um dos mercados eleitos pela APAL a investir com o objetivo de se alcançar um maior esbatimento da sazonalidade.
Segundo estatísticas da AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, o mercado turístico canadiano tem sido um dos mercados que nestes últimos anos tem tido um maior crescimento na época baixa/media, tendo crescido em 2017 cerca de 18,1%, representando para a região do Algarve em 2017 cerca de 194.887 dormidas.
Atualmente a Air Transat é a única companhia aérea que tem uma rota aérea direta do Canadá para Faro, sendo que a grande parte deste mercado turístico chega à região, via Lisboa, acumulando 7 horas de viagem aérea, com mais 3 a 4 horas de transfer rodoviário para chegar ao Algarve.
Dos contactos estabelecidos com as companhias aéreas que voam do Canadá para Portugal, perspetiva-se que a Air Canadá, possa vir a operar com um voo direto para Faro já nesta próxima época, e que a Air Transat em 2020, possa vir a aumentar a frequência semanal, que agora é apenas de uma.
O potencial do mercado fala por si, apenas com uma ligação aérea direta, a região conseguiu atingir em 2017 cerca de 194.887 dormidas, certamente se existissem mais duas ou três companhias aéreas a voar para Faro com voos diretos, facilmente poderíamos atingir as 500.000 dormidas entre janeiro e Abril, bem como 300.000, de Setembro a Novembro.
Fonte: APAL Albufeira