Reportagem Vídeo: Festival Órgão Algarve´18 | Órgão e Trompa

0
358

 A Associação Cultural Música XXI está a levar a cabo a 11ª edição do Festival de Órgão, que está a percorrer os concelhos de Faro, Portimão, Loulé e Tavira entre 2 e 30 de novembro. São 13 as apresentações, incluindo concertos, concerto pedagógico, apresentação de alunos e missa acompanhada ao órgão, protagonizados por 6 organistas e vários cantores/instrumentistas.   Os concertos deste Festival, em Portimão e em Faro, apresentaram uma combinação peculiar de órgão e trompa, com Daniel Nunes e Edgar Barbosa. Depois de onze anos de realização do festival, foi assim uma estreia deste formato de música de câmara, que teve lugar na Igreja Matriz de Portimão, na sexta-feira, dia 9, e na Igreja do Carmo, em Faro, no sábado dia 10, que a Mais Algarve acompanhou a par e passo.

Foram apresentadas obras de vários compositores que cruzam os séculos XVI a XIX, como Manuel Rodrigues Coelho, Camille Saint-Saens, George Frederic Handel e Joseph Haydn, entre outros. Daniel Nunes começou a estudar órgão no Instituto Gregoriano de Lisboa e frequentou a licenciatura em Órgão na Escola Superior de Música de Lisboa. Em 2012, rumou à Holanda para prosseguir os estudos e, atualmente, frequenta o mestrado em performance com os professores Pieter van Dijk e Mathias Havinga, tendo como professor convidado Louis Robilliard. Tanto em Portugal como na Holanda tem participado em diversos projectos, concursos e concertos. Edgar Barbosa iniciou os seus estudos musicais na Associação Filarmónica União Lapense. Ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra, onde terminou a licenciatura com os trompistas Abel Pereira e Nuno Vaz. É membro convidado e efetivo de diversas orquestras (Lisbon Film Orchestra, West European Symphony Orchestra, Orquestra de Cascais e Oeiras, Orquestra Clássica de Fátima) e desempenha as funções de Maestro da Banda da Associação Filarmónica União Lapense.

Recorde-se que os concertos realizam-se às 21h30, com entrada gratuita e prolongam-se até 30 de novembro! O Festival de Órgão do Algarve 2018 conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira e Portimão, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação, Rua FM e Mais Algarve. Conta ainda com a parceria da Ordem do Carmo de Faro, do Cabido da Sé de Faro, das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira e da Misericórdia de Tavira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui