Olhão celebra ‘210 anos do Alvará Régio’ que elevou Olhão a Vila

0
385
AlvaraRegioOlhao1

Assinalam-se hoje, 15 de novembro, os 210 anos da assinatura do Alvará Régio através do qual Olhão foi elevado à categoria de Vila. Como consequência, a cidade deixaria de depender administrativamente de Faro e constituir-se-ia depois como concelho. A Câmara Municipal evoca esta data, a partir de hoje e até final do ano, com a exibição de um painel em formato gigante, à entrada do edifício dos Paços do Concelho, que transcreve o Alvará assinado pelo futuro Rei D. João VI.

Foi graças ao carácter lutador do povo de Olhão que o dia 16 de junho de 1808 ficou reservado na História. A revolta popular, que marcaria o início da expulsão do exército napoleónico de Portugal, teve início em Olhão, alastrando-se de seguida a toda a região e, mais tarde, a todo o país.

Expulsas que haviam sido as tropas francesas do território algarvio, é formada a Junta Governativa do Algarve pela qual é decidido levar a boa-nova ao conhecimento do Príncipe, então deslocado no Brasil. Data de 6 de julho desse ano a partida do Caíque Bom Sucesso, rumo ao Brasil, cuja tripulação era composta por 17 olhanenses, entre os quais se encontrava o Mestre Manuel Martins Garrocho, comandante da embarcação. Com apenas uma paragem na Ilha da Madeira, marcada pelo embarque do único tripulante não olhanense, a viagem culminaria, passados cerca de dois meses e meio, no Rio de Janeiro, precisamente a 22 de setembro.

Seria esse grupo de valorosos homens do mar que traria até Olhão o Alvará, documento de inigualável importância para a sua história, agraciando a povoação e os seus habitantes com a tão ambicionada elevação, do então Lugar de Olhão, a Vila de Olhão da Restauração, estabelecendo que o mesmo “tenha e goze de todos os privilégios, liberdades, franquezas, honras e isenções de que gozam as Vilas mais Notáveis do Reino”, evidenciando o reconhecimento do Príncipe Regente, futuro D. João VI, pelos atos heroicos do povo olhanense.

Para além da elevação do lugar a Vila, o documento permitiria ainda aos habitantes de Olhão usar uma medalha na qual estariam inscritas a letra O (de Olhão) e a legenda “Viva a Restauração e o Príncipe Regente Nosso Senhor”. Consequência da elevação à prestigiosa categoria de Vila seria a importantíssima constituição do concelho de Olhão e, mais do que isso, a persistente vontade olhanense da separação de Faro.

Fonte: Mun de Olhão
AlvaraRegioOlhao1

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.