Os “In Versus”, Grupo de Fados e Guitarradas de Coimbra, foram fundados em Maio de 1999 e foram constituídos com o objetivo de valorizar o tradição do Fado de Coimbra, dar a conhecer o que é o estilo coimbrão nas áreas dos fados, baladas e guitarradas e divulgar a guitarra de Coimbra e a sua sonoridade única e curiosamente está sedeado na Capital do Algarve, em Faro.
Surgiu fruto da vivência académica proporcionada por anos de convívio no seio da Versus Tuna – Tuna Académica da Universidade do Algarve. In Versus, claramente inspirado no nome da Tuna, mostra as raízes deste projeto surgido entre alunos e antigos alunos da Universidade do Algarve. Contou, ao longo da sua história, com antigos alunos da Universidade de Coimbra, Universidade do Porto e Universidade do Algarve. São reconhecidos como referência neste estilo musical no Algarve. O Grupo tem marcado presença habitual nas Monumentais Serenatas Académicas.
Os espetáculos nas Escadarias da Sé de Faro e no Largo do Carmo em Faro, organizadas pela Associação Académica da Universidade do Algarve são pontos altos dos festejos da Academia Algarvia. Também têm realizado espetáculos um pouco por todo o Algarve a convite de várias empresas e instituições. Conta no seu repertório com temas clássicos de Coimbra bem como fados e guitarradas de novas gerações Coimbrãs. Anos 20 a 40 Artur Paredes e Edmundo Bettencourt. Anos 50 a 60 António Portugal, Luís Góes e António Brojo. Anos 60 e seguintes Manuel Alegre, João Bagão e Carlos Paredes. Estes dados biográficos, foram retirados com a devida “vénia” da sua página oficial e são também recordados por um dos seus elementos, nesta peça que agora apresentamos, aqui na Mais Algarve.