Reportagem Vídeo: “In Versus”

0
249

Os “In Versus”, Grupo de Fados e Guitarradas de Coimbra, foram fundados em Maio de 1999 e foram constituídos com o objetivo de valorizar o tradição do Fado de Coimbra, dar a conhecer o que é o estilo coimbrão nas áreas dos fados, baladas e guitarradas e divulgar a guitarra de Coimbra e a sua sonoridade única e curiosamente está sedeado na Capital do Algarve, em Faro.

Surgiu fruto da vivência académica proporcionada por anos de convívio no seio da Versus Tuna – Tuna Académica da Universidade do Algarve. In Versus, claramente inspirado no nome da Tuna, mostra as raízes deste projeto surgido entre alunos e antigos alunos da Universidade do Algarve. Contou, ao longo da sua história, com antigos alunos da Universidade de Coimbra, Universidade do Porto e Universidade do Algarve. São reconhecidos como referência neste estilo musical no Algarve. O Grupo tem marcado presença habitual nas Monumentais Serenatas Académicas.

Os espetáculos nas Escadarias da Sé de Faro e no Largo do Carmo em Faro, organizadas pela Associação Académica da Universidade do Algarve são pontos altos dos festejos da Academia Algarvia. Também têm realizado espetáculos um pouco por todo o Algarve a convite de várias empresas e instituições. Conta no seu repertório com temas clássicos de Coimbra bem como fados e guitarradas de novas gerações Coimbrãs. Anos 20 a 40 Artur Paredes e Edmundo Bettencourt. Anos 50 a 60 António Portugal, Luís Góes e António Brojo. Anos 60 e seguintes Manuel Alegre, João Bagão e Carlos Paredes. Estes dados biográficos, foram retirados com a devida “vénia” da sua página oficial e são também recordados por um dos seus elementos, nesta peça que agora apresentamos, aqui na Mais Algarve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.