Lagos subscreve Acordo de Cooperação para desenvolvimento da Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve

0
286
BibliotecaLagos

O Município de Lagos marcou presença na assinatura do Acordo de Cooperação entre a Comunidade Intermunicipal do Algarve (CIM/AMAL), as Câmaras Municipais a Universidade do Algarve e a DGLAB – Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

Assinado hoje, no âmbito da reunião ordinária do Conselho Intermunicipal, o Acordo visa o desenvolvimento estratégico da região no que se refere a serviços de biblioteca. O documento prevê a cooperação nos domínios técnicos e culturais e o desenvolvimento de serviços em rede, numa lógica de partilha e otimização de recursos, visando a prestação de um serviço público de qualidade.

Para tal, as entidades subscritoras comprometem-se a trabalhar conjuntamente na prossecução, entre outros, dos seguintes objetivos:

  • Criar e dar continuidade à organização e gestão de projetos de intervenção e cooperação na área das Bibliotecas;
  • Contribuir para a modernização administrativa e técnica tornando os processos mais eficientes;
  • Criar procedimentos comuns uniformizados que conduzam à promoção da identidade regional enquanto comunidade;
  • Realizar projetos comuns de apoio às respetivas comunidades;
  • Desenvolver atividades de formação/informação e autoformação nos domínios da ciência da informação e documentação, promoção das literacias e da cidadania, tecnologias da informação e comunicação, entre outras;
  • Promover a cooperação com outras redes nacionais e internacionais;
  • Difundir as iniciativas realizadas;
  • Criar e difundir uma marca que defina a identidade da Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve (BIBAL).

Está prevista a criação de grupos de trabalho, assim como uma estrutura coordenadora assegurada por três bibliotecários, eleitos, de dois em dois anos, entre os pares.

Com a formalização desta rede, pretende-se reforçar e afirmar o papel das bibliotecas na região, dando maior visibilidade à cooperação já existente e fomentando a identidade regional. Dela farão parte as Bibliotecas Municipais de todos os municípios da região (incluindo naturalmente a Biblioteca Municipal de Lagos Dr. Júlio Dantas), bem com a Biblioteca da Universidade do Algarve.

Fonte: SC da CM LagosBibliotecaLagos

                                                                                                                     

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui