A Casa do Sal, em Castro Marim, inaugura no dia 23 de janeiro, pelas 17h30, a exposição de Ana Paula Nunes, “Provérbios Ilustrados”. A ilustradora dá a conhecer, através do seu traço cuidado e da sua sensibilidade artística, algumas das expressões proverbiais trazidas à memória de muitos e tão usadas na língua portuguesa, numa homenagem à sabedoria popular portuguesa.
Nesta exposição, os quadros de provérbios ilustrados foram escolhidos aleatoriamente, inseridos numa sabedoria ancestral e que em muito caracteriza a cultura e identidade portuguesas. Ditos populares que usamos quotidianamente, os provérbios são usados para transmitir conhecimentos sobre a vida, muitas vezes metaforicamente mas com um forte sentido lógico. Muitos são de origem desconhecida, mas outros remetem-nos para factos históricos e sociais da cultura portuguesa. A título de exemplo temos o “Caiu o Carmo e a Trindade”, criado depois do terramoto de 1 de novembro de 1755, dia em que as igrejas estavam cheias por se celebrar o Dia de Todos os Santos. Muitas destas igrejas desabaram com a força do sismo, incluindo as igrejas do Carmo e da Trindade, que eram das mais importantes na altura.
A ilustradora Ana Paula é licenciada em Economia e também em Belas-Artes. Vive em Cascais e faz parte da família paremiológica, sendo membro da Associação Internacional de Paremiologia / International Association of Paremiology (AIP-IAP). A sabedoria proverbial aparece retratada nestes quadros a partir de um livro de provérbios que seu avô guardava como uma relíquia de memórias.
“Provérbios Ilustrados” é uma exposição promovida pela Associação Internacional de Paremiologia, pelo Município de Castro Marim e pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
Com intensa atividade há mais de uma década, a AIP-IAP foi confirmada como uma Organização Não-Governamental (ONG) acreditada para prestar serviço de consultoria ao Comité do Património Cultural Imaterial da UNESCO na área da tradição oral-paremiologia.
Esta exposição ficará patente na Casa do Sal até meados de abril e é visitável todos os dias, entre 10h00 – 13h00 e as 14h00 – 18h00.
Fonte: GC da CM Castro Marim