Nova música portuguesa é aposta do Auditório do Solar da Música Nova em Loulé

0
211
AuditorioSolarLoule

O Auditório do Solar da Música Nova, novo equipamento cultural da Câmara Municipal de Loulé a inaugurar muito brevemente (a 1 de fevereiro), vai incidir parte da sua programação artística sobre a valorização e promoção regulares de projetos emergentes ou pouco conhecidos do público algarvio (sediados ou não na região) nas áreas da Música, Teatro, Dança e Multidisciplinar.

Assim, através de uma programação articulada em rede com o Cine-Teatro Louletano, será estreado a 16 de fevereiro (sábado), pelas 21h30, o ciclo “Ilustres Desconhecidos”, que contará com os projetos musicais GALOPIM (de Faro) e a dupla Raquel Ralha & Pedro Renato (ex-Belle Chase Hotel) como convidados iniciais.

O ciclo em causa terá uma periodicidade bimestral, realizando-se sempre a um sábado às 21h30. Em abril será a vez de Lince (projeto musical de Sofia Ribeiro), no dia 6, e de Cassete Pirata, no dia 8.

Em inícios de 2017, João Tiago Neto, mentor de bandas como os Melomeno – Rítmica e os Nome, grupos que se evidenciaram no panorama musical algarvio, decide criar um novo projeto de sua autoria de nome GALOPIM (“môço de recados”). Com um EP de 4 temas lançado no ano de estreia e gravado no estúdio Mentecapta Produções Áudio com a produção de Francisco Aragão, GALOPIM conta já com várias participações em festivais.
O GALOPIM é escrito em português com letras que nos levam a histórias já vividas, passando pelo quotidiano e não esquecendo o amor em todo o seu esplendor. Com um estilo musical que passa do pop-eletrónico ao low-fi experimental, o “moço de recados” avança para uma nova etapa, em que tem a companhia do músico, também ele algarvio, André de Oliveira nas guitarras e sintetizadores, entre outros convidados.

Raquel Ralha e Pedro Renato trabalham juntos desde o tempo dos Belle Chase Hotel. Prosseguiram caminho com Wraygunn, Azembla’s Quartet e, mais recentemente, com Mancines. A convite do programa “Cover de Bruxelas”, que emite semanalmente na Rádio Universidade de Coimbra, juntaram-se na Blue House, pela primeira vez como um duo, para gravar três covers. Assim surgiram as versões de “Nerves” (Bauhaus), “Peek-A-Boo” (Siouxsie and The Banshees) e “Right Now” (Herbie Mann/Mel Tormé), que funcionaram como motor de arranque a The Devil’s Choice, Vol. I, um disco integral de versões, editado pela mão da Lux Records, que revisita alguns dos mais marcantes temas da vasta biblioteca musical que preenche o imaginário único dos dois músicos.

O evento tem a duração aproximada de 120 minutos (com intervalo, no qual será feita uma breve apresentação da programação pensada para aquele novo equipamento, incluindo beberete), destina-se a maiores de 6 anos e o bilhete tem um custo associado por pessoas de 6 euros, sem descontos aplicáveis.

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email [email protected].

O Cine-Teatro Louletano é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé e está integrado na Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e na Rede 5 Sentidos.

Fonte: GAP da CM LouléAuditorioSolarLoule

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.