Prosseguindo uma política de promoção do desenvolvimento cultural e do aumento da participação dos cidadãos na dinâmica concelhia, estão abertas até ao dia 31 de março as candidaturas para o Apoio ao Movimento Associativo, Cultural e Recreativo da Câmara Municipal de Loulé referente ao presente ano.
A Autarquia pretende, desta forma, atribuir subsídios às associações que contribuam para o desenvolvimento de um plano anual de atividades, nomeadamente nas áreas da criação, produção e divulgação.
Para os responsáveis municipais, é fundamental que esta distribuição de verbas seja feita de forma “transparente, rigorosa e imparcial” pelo que torna-se necessária a utilização de critérios como o estatuto de utilidade pública, historial, equilíbrio financeiro, desenvolvimento de atividade regular, valorização do património cultural do Concelho, contributo para a criação artística e formação, contributo para a promoção do concelho a nível nacional e internacional, fomento de eventos com relevância turística, contribuição das atividades para o empreendedorismo, entre outros.
As candidaturas deverão ser apresentadas mediante o preenchimento da ficha de candidatura disponível em www.cm-loule.pt e entregues, em mão ou por correio, na Divisão de Cultura, Museu e Património, Rua Vice-Almirante Cândido dos Reis, Nº36 – 8100 Loulé, ou por email [email protected]
Após avaliação por parte dos serviços municipais, os apoios serão formalizados mediante a celebração de contratos-programa.
Recorde-se que, em 2018, ao abrigo desta iniciativa, a Câmara Municipal de Loulé atribuiu um montante global de 262.450.00€ a 22 associações.
“Acreditamos que através da celebração destes contratos-programa estamos a contribuir para a promoção da criatividade dos artistas e para o aumento da qualidade das produções culturais, reforçando o peso do Concelho de Loulé no contexto cultural nacional”, consideram os responsáveis do Município.
Fonte: GAP da CM Loulé