O Guia de Museus do Algarve, que será apresentado hoje, dia 21 de fevereiro, no Museu de Portimão, pelas 18h00, também tem informação sobre os espaços museológicos do Concelho de Silves.
O Museu Municipal de Arqueologia de Silves, o Castelo de Silves, o Museu do Trajo e das Tradições e a Casa-Museu João de Deus são destacados neste guia, no que concerne ao concelho de Silves, podendo, quem aceder a lele, encontrar informações sobre horários de visita e custos da mesma, de modo a melhor planear a sua deslocação ao nosso concelho.
Este guia tem como objetivo «alcançar e desenvolver um instrumento, facilitador e uma maior acessibilidade pública, acrescentando uma melhor e mais progressiva difusão de informação da oferta dos serviços dos vários museus e demais entidades, dos seus programas, iniciativas e acervos, num permanente e frutífero diálogo com os seus potenciais visitantes e comunidades».
O Município de Silves é membro da Rede de Museus do Algarve (RMA), plataforma que conta com vinte instituições de carácter museológico e cultural. A autarquia tem algumas das mais importantes das oitenta e duas unidades de carácter museológico do Algarve e desenvolve há longo tempo um importante papel, reconhecido neste guia às instituições do poder local, de preservação da cultura, da história e identidade locais.
Fonte: GRP do Mun Silves