Na última etapa da Volta ao Algarve em Bicicleta, na sua 45ª Edição, Tadej Pogačar partiu para a jornada final em posse da Camisola Amarela Turismo do Algarve, de comandante da geral, da Camisola Azul Águas do Algarve, de rei dos trepadores, e da Camisola Branca 120 Anos da FPC, de melhor jovem.
O francês Arnaud Démare era o dono da Camisola Vermelha Cofidis, dos pontos. A Team Sunweb comanda por equipas. A Volta ao Algarve terminou no domingo dia 24 de Fevereiro com a quinta etapa, uma ligação de 173,5 quilómetros, que começou em Faro, às 12h30, e terminou no alto do Malhão, concelho de Loulé, cerca das 17h00, na segunda ascensão àquela mítica montanha do ciclismo português.
Algarve Granfondo Cofidis: Além da multidão que estava a apoiar os corredores no Malhão, domingo foi também dia de um grande evento popular, o Algarve Granfondo Cofidis, que juntou cerca de 870 ciclistas amadores. Foi uma prova aberta com partida e chegada em Loulé. Esta iniciativa teve cariz solidário, uma vez que a Cofidis ofereceu uma árvore por cada participante. Deste modo, foram oferecidas 870 árvores para ajudar a reflorestar a serra de Monchique, afetada pelos incêndios de 2018.
Volta ao Algarve inclusiva: A última etapa da Volta ao Algarve contou ainda com uma demonstração de paraciclismo para cegos. Quatro deficientes visuais partiram à frente do pelotão, em tandens. Um dos guias foi o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira. A Mais Algarve, esteve na partida desta última etapa que ligou Faro ao Alto do Malhão, no concelho de Loulé e traz-lhe agora algumas das imagens dos bastidores e partidas, captadas pelo nosso repórter de imagem Paulo Ribeiro.