No dia 01 de Março (sexta feira) da parte da manhã, que as crianças Olhanenses tiveram o seu desfile de Carnaval, como habitualmente na Avenida da República. Foram cerca de 1.100 alunos que frequentam o pré-escolar e o 1º Ciclo das escolas públicas e privadas do concelho a trazer para a rua a alegria e a irreverência características desta época. O Município de Olhão e a empresa municipal Fesnima organizaram, naquela que é uma das principais avenidas da cidade, um desfile infantil cheio de cor e ritmo, onde não faltaram artistas de rua e muita música. Estes festejos assinalaram o início das comemorações carnavalescas no concelho, que se prolongam até 5 de março, dia de Entrudo.
Na sexta feira houve desfiles em Pechão, na baixa ribeirinha da Fuseta, e em Moncarapacho, sempre da parte da manhã, aonde participaram os alunos das escolas ali situadas, numa organização do Município que contou com o apoio das respetivas juntas de freguesia, e onde também não faltou a animação de rua promovida pela Autarquia. O corso carnavalesco de Moncarapacho, o mais antigo da região algarvia e que nesta edição comemora 120 anos, traz à rua foliões de todo o Algarve e turistas nos dias 3 e 5 de março, a partir das 15h00. Organizada pela União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, a Batalha das Flores conta com o apoio do Município de Olhão e da empresa municipal Fesnima.
Este ano, desfilaram na Avenida da República, ao som da Banda Filarmónica 1º de Dezembro, de Moncarapacho, os jardins de infância das Luzinhas, do Centro de Educação e Desenvolvimento Infantil “Porta Mágica” da ACASO, da Cruz Vermelha de Pechão e da Cruz Vermelha de Olhão, do Infantário Maria Helena Rufino da Santa Casa da Misericórdia de Olhão, para além de várias turmas das escolas EB 2,3 Prof. Paula Nogueira, EB1/JI de Quelfes, EB Nº7, Nº6 e Nº1. Os pequenos foliões desfilaram envergando disfarces alusivos a temas como Príncipes e Princesas, Contos Tradicionais, Os Cupidos, Os Marinheiros, Olhão Usos e Costumes, Abelhas e Flores, Cultura Africana, Mundo da Fantasia, Mar, Lendas de Olhão, Instrumentos Musicais ou Jogos Tradicionais.