A DECO Algarve tem vindo a ser contactada por consumidores que optam por fazer as suas compras à distância, nomeadamente através da internet. Destacamos em especial as compras em linha que, embora os consumidores tenham a convicção de estar perante um sítio comercial, não são mais do que negócios entre particulares.
Num mercado de consumo digital cada vez mais global e com uma vasta oferta é fundamental que o consumidor aborde cada pesquisa e compra em sites de lojas online com espírito crítico para evitar futuros conflitos.
Antes de comprar em linha, o consumidor deve certificar-se que está perante uma loja digital segura, identificada com o endereço: https pesquisando nome, morada, contacto telefónico, e-mail e número de contribuinte do vendedor. Se não encontrar referência a um endereço físico ou se apenas houver um apartado postal, o melhor mesmo é não comprar. A morada completa é essencial para localizar o vendedor em caso de problemas. Estas e outras informações são obrigatórias nas lojas online.
Quando a compra é feita através de uma página de uma rede social os cuidados têm de ser redobrados, pois os riscos aumentam. As lojas nessas páginas, na sua maioria, não se encontram registadas como empresas em Portugal, não têm um endereço físico de contacto, sendo na maioria dos casos um negócio de particulares. Logo, se o consumidor tem uma queixa, torna-se mais difícil a resolução desse possível conflito.
Relembramos que nas compras em linha ou à distância o consumidor tem 14 dias seguidos para comunicar, por escrito, a sua desistência, sem custos ou necessidade de indicar o motivo. É o prazo de livre resolução, contado a partir da data de receção do produto ou, no caso da prestação de serviços, da data da celebração do contrato.
Está a viver um conflito de consumo em linha? Procure-nos em: Rua Dr. Coelho de Carvalho n.º 1C, 8000-322 Faro. Telefone: 289 863 103.
Fonte: GPI DECO Algarve