O Museu Municipal de Olhão – Edifício do Compromisso Marítimo, no âmbito do seu Projeto de Educação para o Património, tem vindo a desenvolver ao longo deste ano letivo junto das escolas do concelho uma atividade quepretende ensinar aos alunos do 3º ano o Jogo do Moinho, um entretenimento que remonta à ocupação árabe, mas que tem vindo a cair em desuso.
O objetivo desta atividade é, de forma lúdica, divulgar o património cultural existente na região e, gradualmente, desconstruir a ideia que o público jovem têm dos espaços museológicos.
Através de um jogo de tabuleiro, é promovida a concentração, o pensamento estratégico e a expressão plástica, uma vez que cada criança foi convidada a construir, em conjunto com os pais, o seu tabuleiro e as suas peças.
As crianças em causa, da turma BRA2A, da Escola EB1 de Brancanes, receberam, numa primeira fase, a visita de técnicos do Museu Municipal, que apresentaram e ensinaram as regras do Jogo do Moinho. Numa fase posterior, pais e filhos construíram, em casa, um tabuleiro, que serviu de mote a uma atividade que decorreu fora da escola.
No dia 22 de fevereiro, a turma visitou o Museu, onde as crianças apresentaram os seus tabuleiros e jogaram entre si.
Entretanto, a Associação de Pais do Agrupamento de escolas Prof. Paula Nogueira propôs a dinamização do jogo na Biblioteca da escola, numa perspetiva de dinamização do mesmo espaço, o que veio a acontecer no período da tarde, onde a turma de Brancanes ensinou ao 7ºA da EB2,3 Carlos da Maia a jogar, “multiplicando”, assim, o efeito da atividade promovida pelo Museu Municipal de Olhão.
O projeto, que irá acompanhar os alunos ao longo do ano letivo, prevê, ainda, um intercâmbio entre as duas escolas, que culminará num torneio de Jogo de Moinho entre pais e filhos, que acontecerá no Museu Municipal – Edifício do Compromisso Marítimo.
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Seja Bem-vindo!OkPolítica de Privacidade