Autarquia de Loulé atribui mais de 750 mil euros a Clubes

0
234
ClubesDesportivosLoule

No âmbito do apoio ao desenvolvimento desportivo para o presente ano, a Câmara Municipal de Loulé celebrou 25 contratos-programa com clubes, através dos quais será distribuída uma verba que ascende a 750 mil euros ao movimento associativo local.

À semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, os critérios tidos em consideração para atribuição dos apoios financeiro e logístico passaram pelo número de atletas federados e residentes no Concelho que o clube integra, o género desses atletas (privilegiando-se aqueles que tenham um número equilibrado de atletas masculinos e femininos), o nível competitivo do clube, o enquadramento técnico ou o número de viaturas de que é proprietário.

Apresentaram a candidatura a este programa 31 clubes mas nem todos reuniram as condições necessárias (por exemplo, terem sido criados há pelo menos 3 anos) ou apresentaram a devida documentação para obterem este apoio. Um apoio que em 2019 teve um aumento de 3,5% relativamente ao ano transato.

Assim, são abrangidos por estes contratos-programa perto de 4000 atletas federados residentes no Concelho de Loulé, 66% dos quais do sexo masculino e 34% do sexo feminino, e 155 treinadores. Através deste instrumento de apoio à atividade desportiva, a Autarquia dará ainda o apoio necessário, nomeadamente em termos de manutenção, a 40 viaturas que são propriedade dos clubes.

Aliás, tendo em conta que o transporte é um fator muito importante para todas estas associações na deslocação dos atletas para as provas e treinos, para além da cedência de transporte, à margem destes contratos-programa a Autarquia promove ainda o programa de apoio à aquisição de viaturas. O objetivo é permitir a renovação da frota automóvel das associações, contribuindo para o aumento da segurança no transporte dos atletas, assim como para uma redução no número de pedidos à Autarquia. Deste modo, 75% do valor do orçamento da viatura até ao limite de 25.000,00€ é financiado pelo Município. Este apoio é limitado a uma viatura por associação e está dependente da disponibilidade financeira do programa.

E porque o compromisso da Câmara Municipal de Loulé com o desporto passa pela possibilidade de proporcionar a atividade física a todos os munícipes, à semelhança do que aconteceu em 2018, numa ótica de inclusão social, a Autarquia voltou a lançar o repto aos clubes para a criação de vagas sociais para participação em atividades federadas. Ou seja, a disponibilização de 2 vagas por modalidade, com frequência gratuita, para crianças ou jovens oriundos de agregados familiares desfavorecidos, referenciados pela Divisão de Coesão Social e Saúde da Câmara Municipal. Esta iniciativa que visa estimular a população mais jovem para a prática desportiva, apoiando aqueles com menos recursos financeiros tem tido uma assinalável adesão por parte das associações.

Durante esta cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, falou aos presentes sobre a importância do movimento associativo desportivo do Concelho – um dos mais dinâmicos e ecléticos no contexto regional e nacional -, não só no que diz respeito às componentes formativa e competitiva, mas também pelo contributo para a promoção do nome de Loulé.

Refira-se que assinaram estes contratos-programa os seguintes clubes: Associação Cultural de Salir; Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé; Associação Desportiva do Clube de Ténis de Quarteira; Casa da Cultura de Loulé; Centro Desportivo de Quarteira; CIMAV – Clube Internacional da Marina de Vilamoura; Club BTT Terra de Loulé; Clube Basket Quarteira Tubarões; Clube BMX Asas da Cidade; Clube Desportivo de Boliqueime; Clube Desportivo CHECUL; Clube Desportivo e Recreativo Quarteirense; Clube de Golf de Vilamoura; Clube Hípico de Loulé; Clube Petanca “Escola de Loulé”; Clube de Tiro de Loulé; Ginástica Clube de Loulé; Grupo Desportivo Ameixialense; Internacional Clube de Almancil; Juventude Sport Campinense; Louletano Desportos Clube; Quarteira Sport Clube; Rugby Clube de Loulé; Sport Clube Escanchinas de Almancil; União Shitoryu Portugal.

Fonte: GAP da CM LouléClubesDesportivosLoule

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.