O projeto “GeoValoriza” que foi recentemente selecionado para a fase de desenvolvimento da 16ª edição do Prémio Ilídio Pinho – Ciência na Escola, no 4º escalão (3º ciclo do ensino básico). Este foi o um dos dois únicos projetos aprovados no 4º escalão no Algarve.
O “GeoValoriza” está a ser desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Silves, envolvendo alunos da Escola Secundária de Silves e da Escola E.B 2,3 Dr. Garcia Domingues. Este projeto surgiu com o propósito de valorizar a geodiversidade e o geopatrimónio existentes nas paredes e pavimentos do edifício da sede do Agrupamento de Escolas de Silves, através de um projeto piloto, inovador, de referência e replicável, com enorme potencial ao nível científico, educativo e turístico.
Através do trabalho de investigação científica produzem informação que será convertida em conhecimento aplicado em atividades educativas e turísticas. Entre outras atividades possíveis, estão a criar condições para visitas guiadas e autónomas que consistirão em experiências significativas baseadas nas histórias escondidas nas rochas e fósseis do edifício da escola.
Este projeto “fora da caixa” estimulará a criatividade e o empreendedorismo, contribuindo para a inovação e criação novas ideias e oportunidades.
No âmbito do “GeoValoriza”, está agora patente a exposição “FÓSSEIS” de trabalhos artísticos produzidos por alunos do 7º ano, em resultado da articulação entre as disciplinas de Educação Visual e Ciências Naturais, sob coordenação dos professores Susana Nobre e Francisco Lopes.
Fonte: Agrupamento do grupo de Biologia e Geologia