Canoagem de Mar – Lagoa recebe Etapa Inaugural do Campeonato Nacional

0
156
CanoagemMarLagoa

A Câmara Municipal de Lagoa, através dos seus Serviços de Desporto e Juventude, em parceria com o Kayak Clube Castores do Arade, vai organizar a 1ª etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar – o “LAGOA – Downwind”, no próximo dia 13 de abril pelas 15:00, num percurso e 14 km, com partida na Praia Grande (Ferragudo) e chegada na Praia da Senhora da Rocha, estando prevista a participação de duas centenas de atletas de todo o país e de Espanha.

Campeões marcam presença em Lagoa

A edição deste ano conta com a presença dos melhores atletas nacionais com destaque para os campeões da época passada e vários representantes nacionais no último Campeonato da Europa que se realizou em Alicante, Espanha. Bernardo Pereira nos juniores, atleta do Naval da Calheta da Madeira, medalha de Bronze nos últimos Europeus tentará repetir a vitória na época passada e é o grande favorito nos Juniores. João Santos, do Naval de Sesimbra, campeão nacional Sénior com 6 vitórias nacionais em 2018 é um dos favoritos à vitória mas Sérgio Jesus, do Náutico de Milfontes, vice-campeão nacional e único atleta a bater João Santos em 2018, pode surpreender, bem como Guilherme Cabral também do Naval de Sesimbra, medalha de bronze no nacional de 2018. Para a vitória absoluta é preciso contar também com os veteranos Artur Tomaz do Canoagem de Setúbal e Hugo Lima do Náutico de Fão, atletas que se intrometem nas contas finais absolutas e que já conhecem o sabor da vitória aqui no Algarve.

Nas mulheres Sara Rafael do Náutico de Litoral Alentejano e Sofia Coelho do Naval de Sesimbra são as favoritas, no entanto, Carlota Duarte do Naval do Funchal pode surpreender neste início de época.

Nas tripulações destaque para os campeões nacionais de Seniores, Diogo Patrício e Nuno Silva do Náutico de Milfontes e para os vice-campeões nacionais, Pedro Pereira e Luis Niza do Costa do Sol. Os vencedores destacados de 2018, os internacionais do Sporting Clube de Portugal, Emanuel Silva e Artur Pereira, ainda não confirmaram presença devido a compromissos importantes de qualificação para a equipa nacional Olímpica. Nas tripulações mistas, os irmãos campeões nacionais em 2018, Diogo e Inês Esteves, do Náutico do litoral Alentejano, vão tentar repetir a vitória alcançada aqui em Lagoa na edição passada.

“Lagoa -Downwind” com 6 vencedores masculinos e domínio total de Sara Rafael no feminino

Esta é a 7ª edição da prova Algarvia que, nos homens, conta com 6 diferentes vencedores absolutos em outras tantas edições. A última vitória foi do internacional João Santos, atleta do Naval de Sesimbra, que somou, à sua vitória em Lagoa, o título nacional. Nas mulheres destaque para Sara Rafael, atleta do Náutico do Litoral Alentejano de Milfontes, que conta com 6 vitórias em 6 edições e é novamente a favorita.

O Campeonato Nacional de Canoagem de Mar

O Campeonato Nacional de Canoagem de Mar de 2019 é constituído por 8 Etapas e tem início em Lagoa. O Algarve este ano será palco de uma jornada dupla com a 2ª etapa a realizar-se em Portimão no domingo, dia 14 de Abril. A 3ª etapa realiza-se em Maio nos Açores (Lagoa, ilha de São Miguel), passando depois por Vila Nova de Milfontes em Junho. Em Julho será a vez de Viana do Castelo/Esposende receber a Taça do Mundo de Ocean Racing que será simultaneamente a 5ª etapa nacional. A Madeira (Funchal) receberá a 6ª etapa em Agosto e o nacional termina em Outubro em Oeiras.

Costa de Lagoa entre os melhores locais do país para a prática da Canoagem de Mar

A costa de Lagoa é um local privilegiado para a prática da canoagem de mar devido aos ventos predominantes da região, que criam excelentes condições de downwind para os atletas, em especial nos períodos da tarde.

As edições passadas foram consideradas pelos participantes como das melhores etapas nacionais com ondas em todo o percurso a impulsionarem as embarcações a grande velocidade em direcção à Senhora da Rocha.

A Canoagem de Mar – Ocean Racing

A canoagem de mar, onde são utilizados caiaques do tipo surfskis e canoas outrigger, é uma especialidade da canoagem em franca expansão em Portugal e na Europa, onde os atletas aproveitam as condições de mar e vento a seu favor, em percursos definidos em mar aberto, preferencialmente a favor do vento (downwind), com largada e chegada em diferentes locais.

Depois de bater recordes de participação no hemisfério sul, com a realização de regatas na Austrália, África do Sul e Hawaii, com cerca de 500 participantes, o surfski entrou em força na Europa ganhando cada vez mais adeptos. A nível internacional a canoagem de mar é conhecida por Ocean Racing. Portugal organizará o Campeonato do Mundo em Viana do Castelo em 2020.

Fonte: KCCACanoagemMarLagoa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui