Obra de Arquiteto Manuel Laginha em conferência no Arquivo de Loulé

0
204
ManuelLaginha

No próximo sábado, 13 de abril, pelas 16h00, o Arquivo Municipal de Loulé recebe mais uma sessão de “O Documento que se segue”, desta vez com o tema “Manuel Laginha, Arquiteto e Urbanista: Obras, Projetos e Arquivos”. A apresentação estará a cargo de Ricardo Costa Agarez.

O arquiteto Manuel Laginha (1919-1985) operou, ao longo do seu percurso de quatro décadas, na charneira entre dois tempos, entre dois mundos. Por um lado, trabalhou entre o Portugal rural e o urbano, em modernização e concentração demográfica. Por outro, foi participante destacado na renovação da arquitetura portuguesa no pós-guerra, quando um novo entendimento da tradição intersectou os ensinamentos do Movimento Moderno. Num período fecundo de maturidade e transição, Laginha fundou a sua visão da contemporaneidade nas constantes históricas da relação verdadeira entre o interior e o exterior, a forma e o conteúdo, a Arquitetura e o Tempo.

Ricardo Costa Agarez é arquiteto (FAUTL 1996) e historiador da arquitetura (Mestre FCSH-UNL 2004, Ph.D. University College London, 2013, RIBA President’s Award for Research 2013). Professor auxiliar no Departamento de Arquitetura da Universidade de Évora, foi cocomissário da exposição Arte e Arquitetura entre Lisboa e Bagdade (Fundação Calouste Gulbenkian, 2018-19) e publicou, entre outros, “Habitação: Cem Anos de Políticas Públicas em Portugal, 1918-2018” (2018; edição e coautoria), “Algarve Building: Modernism, Regionalism and Architecture in the South of Portugal, 1925-1965” (2016) e “O Moderno Revisitado: Arquitectura de Habitação Multifamiliar em Lisboa nos Anos 1950” (2009).

Esta iniciativa tem entrada livre.

Fonte: GAP da CM LouléManuelLaginha

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.