Da segunda fase de votação, a cargo de um painel de especialistas, vão resultar 140 doces, que os portugueses vão votar nas eliminatórias distritais. Estes 140 doces serão revelados a 7 de maio, num programa de televisão a emitir em direto pela RTP1.A lista agora existente será reduzida a sete doces por distrito ou região autónoma, chegando aos 140 doces, votados por um painel de especialistas, que avançam para votação do público. Este painel de especialistas é constituído por 140 personalidades, sete de cada distrito e regiões autónomas.
“Os portugueses estão gulosos por este projeto e vemos isso enquanto o processo de votação avança”, refere Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas.” A nossa doçaria é riquíssima e esta eleição comprova-o, com os dois pilares do projeto bem representados, tanto na tradição como na inovação. A lista de 140 doces que revelamos a 7 de maio vai ser a cereja no topo do bolo desde processo”, acrescenta Luis Segadães.
Já para António Miguel Pina, presidente da Câmara Municipal de Olhão, “o nosso folar é dos doces mais característicos que conheço e a sua forma de confecionar não tem paralelo. O resultado é, claro, um sabor divinal e único, que merece ser reconhecido a nível nacional”, enfatiza o autarca, para quem a participação olhanense neste concurso é mais uma forma de levar Olhão a todo o País e às ilhas.
Estão a concurso doces nas seguintes categorias: Doces de Território, Bolo de Pastelaria, Doce de Colher e Doce à Fatia, Biscoitos e Bolos Secos, Doces Festivos, Doces de Fruta e Mel e Doces de Inovação. Todos os pormenores podem ser consultados em: https://7maravilhas.pt/doces-nomeados-1a-fase-eliminatoria/.
Fonte: Mun de Olhão