O próximo Encontro de 5ª Feira, marcado para 2 de maio, pelas 17 horas, na Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas, pretenderá analisar os ganhos e as perdas na evolução da comunidade de Lagos pós 25 de Abril.
A tecnologia, que passou a estar disponível para todos, tem sido utilizada para aproximar e a todos servir realmente, ou para nos sobrecarregar e tornar mais dependentes e menos realizados? Aqueles que se apresentaram como disponíveis para servir a comunidade, conseguem ouvir e representar de facto quem os elegeu, ou serão eles próprios prisioneiros de uma legalidade que os impede de proceder com a criatividade desejável? Os festivais, cortejos, feiras e outras iniciativas que atraem visitantes e oferecem espectáculo a toda a população, serão a parte visível de um trabalho mais profundo ou estarão apenas a mascarar um vazio de que todos se queixam, mas poucos assumem ou se disponibilizam para preencher? Será possível retomar a mensagem de Abril e alicerçá-la na sociedade actual?
Mais do que recordar o passado, o Grupo dos Amigos de Lagos pretende que as opiniões e propostas dos presentes, debatidas em mesa redonda, durante a hora de duração deste Encontro, sirvam de ponto de partida para uma reflexão que todos sentem ser necessária, mas, por falta de coragem ou de interesse, há muito passou a ser sistematicamente adiada.
Fonte: Grupo Amigos de Lagos