O Município de Lagoa prepara-se para lançar uma App que permite votar e apresentar proposta. “Mypolis” é o nome da Aplicação que quando instalada nos telemóveis dos Lagoenses vai permite-lhes participar na vida pública, em dois sentidos: por um lado, votar propostas apresentadas pelos responsáveis políticos, e por outro, submeter as suas próprias propostas à consideração da comunidade.
Trata-se de uma ferramenta digital da responsabilidade técnica da equipa especializada da “Mypolis”, em cooperação com os informáticos da Câmara Municipal de Lagoa. O trabalho de co-desenvolvimento de back office da plataforma arrancou a 11 de abril’19.
A App “mypolis” será mais um instrumento para o exercício da cidadania. Destina-se a ser usada por todas as pessoas, mas é de admitir que seja mais rapidamente adotado pelos mais jovens, ou pelos que se movem com grande facilidade em ambientes digitais.
“Mypolis” vem reforçar um conjunto de outros mecanismos de participação, já existentes em Lagoa, Algarve, dos quais se destaca a plataforma Smart City, o processo do orçamento participativo municipal (OP), as presidências abertas nas freguesias do concelho, ou as assembleias municipais jovens.
As principais funcionalidades da nova plataforma “Mypolis” são a votação de propostas políticas, a submissão de propostas dos cidadãos à comunidade, e um perfil de cidadania que estimula a participação cívica seguindo uma lógica de gamificação.
Este processo, também designado de Cidadania 4.0, inclui para além do desenvolvimento da ferramenta digital, a presença continua de técnicos no terreno. A auscultação da opinião publica através de entrevistas de rua, de workshops de co-criação com associações locais, e de um plano de trabalhos junto das escolas do Concelho, vão gerar dados que semestralmente serão analisados, permitindo medir o impacto do projeto junto dos cidadãos de Lagoa e potenciar novas formas de participação pública.
O grande objetivo destes instrumentos é aumentar as oportunidades de interação entre políticos e cidadãos, motivando o envolvimento de todos/as nos processos de cidadania construtiva e de democracia participativa.
Fonte: GC do Mun Lagoa(Algarve)