Aquilo é ouro uma joia de lugar para estar, andar, contemplar. Paisagens, vistas são encantos descortinados no horizonte profundo. Assim parecido é dito pouco ou mais por todo o lado, cada lugar do mundo tem as suas características. Não somente o Golden State ou seja a Califórnia, mais o Sun Shine State que é a Flórida, lugares tão preferidos para férias, ou para segunda residência na América.
Aqui na Nova Inglaterra, há bastante gente com segunda moradia na Flórida. A maioria reformados que por lá permanecem algum tempo, para evitar a dureza invernal. Quando o calor tropical sufoca regressam a estas paragens do nordeste americano. Ficam mais seguros, fogem da fúria de tempestades tropicais que podem afetar áreas da Flórida.
Meus lugares dourados favoritos continuam a ser no Algarve. Palmeiras altíssimas já não lhe falta. Seja como for ao que parece safou-se da exploração do ouro negro, mas segundo notícias, querem descaracterizar-lhe ambientes com algumas construções. Não basta a invasão de caravanas e casas que surjem com pintados menos próprios da região, que tradicionalmente tem sido o branco.
Estou convicto que com seu Sol e Mar, o Algarve mais do que nunca é inesquecível todo o ano, ajuda-lhe variedade de eventos. Entre as sete maravilhas naturais de Portugal, tem a lindíssima Ria Formosa – clássica na sua natureza. Harmoniosa visão dourada espalha-se pelo Algarve. São características exemplares desse retangulo atravessado ao Sul, que precisa de chuva em abundância para que não haja escassez de água.
Céu todo azul não conta sempre, não é tudo – caminhar por esses lugares é do mais salutar. Seus passadiços muito úteis para daí apreciar-mos com a abrangência da vista, que inevitávelmente tem de ver para cima, portanto não se fixem só na imagem que lhes proporciono, com mar, areia e terra com vegetação rasteira. Não é recente mas já sabem que estava naquela altura estio a deslumbrar, que é muito corrente por terras algarvias.
Ireneu Vidal da Fonseca, Massachusetts E.U.A.