A Biblioteca Municipal de Loulé vai receber, no âmbito do ciclo “Livros Abertos”, o autor Ernesto Figueiredo, no próximo sábado, dia 22 de junho, pelas 15h30, onde será feita a apresentação do seu livro “Estudo Macro-Económico e Ordenamentos Espaciais Sub-Regional, Regional e Supranacional”.
Este livro constitui um complemento natural do livro “Portugal: Que Regiões” (1988).
O texto apresenta quatro partes substantivas e uma quinta acomodando oito anexos. Na primeira parte, a partir de dados portugueses, faz-se um estudo da evolução, atualidade e prognósticos da economia portuguesa.
Depois, fixam-se as estruturas de relacionamentos associativos e causais, com estimativas de projeção a três horizontes temporais. Na segunda parte, com base em dados europeus, procede-se a uma abordagem da Europa ou da União Europeia, formulando a hipótese de constituírem baluartes de coesão ou espaços de clivagem. Aqui estudam-se os países, e depois os indicadores económicos. Na terceira parte (com dados portugueses), procede-se a uma sinopse telegráfica do ordenamento regional do espaço continental, visando a coesão social e a descentralização administrativa. A quarta e última parte constitui uma abordagem original, no sentido em que chega a resultados de ordenamento que apenas eram propalados e suspeitados no passado. Os ensaios analíticos foram replicados em cada uma das seis regiões estruturantes do território continental.
Ernesto Figueiredo nasceu em 1947, em Canelas de Arouca. Estudou no Porto, no Liceu D. Manuel II e na Faculdade de Medicina (dois anos).
Viveu em França e na Suécia até um ano após abril de 1974. De retorno ao país, fez carreira universitária (FEUP e UM). Como bolseiro da Gulbenkian, levou a cabo um programa de mestrado em Estatística em Lund. Depois, concluiu um doutoramento em Sociologia, com uma tese intitulada “Portugal: Que Regiões (Algumas Propostas de Delimitação Regional para o Continente Português)”, publicada pelo Instituto de Investigação Científica (INIC) (1988). Dedicou-se ao ensino de Estatística, Epidemiologia, Matemática e Sociologia em diversas instituições, nacionais e estrangeiras, até ao final de 2002, altura em que se reformou como Professor Associado com Agregação da Universidade do Minho.
Para a sessão o autor contará com a presença de João Manuel Duarte Vasconcelos, deputado à Assembleia Nacional pelo Algarve.
Fonte: GAP da CM Loulé