Na astronomia, solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em junho e dezembro. O dia e hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Analogamente, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano.
No hemisfério norte o solstício de verão ocorre por volta do dia 21 de junho e o solstício de inverno por volta do dia 21 de dezembro. Estas datas marcam o início das respetivas estações do ano neste hemisfério. Na sequência deste evento anual e conforme já é tradição na capital do Algarve, o grupo “Coral Ossónoba” e os seus Convidados saem à rua, palmilhando a Baixa de Faro, no sábado dia 22 de junho, ao final da tarde, principio de noite, para mais uma edição de “Dias do Solstício”. Com este evento cultural, assinala-se as boas vindas ao Verão e o términus do Inverno, pelo menos em termos astronómicos e de calendário.
Para além da participação do Coral Ossónoba e dos seus diversos grupos, que vão desde os graúdos aos miúdos, teremos também nos diversos “palcos” instalados em plena baixa da cidade de Faro e no percurso entre o Largo da Pontinha e o Jardim Manuel Bivar, a Associação Filarmónica de Faro, Afonso Dias, as Mil e Uma Noites de Acordeão, jazz Trio e o APGL (Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé).