Foi celebrado na passada terça-feira, 2 de julho, o auto de consignação da empreitada da obra da futura Pista de BMX em Quarteira, um equipamento há muito aguardado nesta freguesia e que será concebido não só para a prática por parte da população local, sobretudo os jovens, mas também tendo em vista a sua integração no circuito de provas do Campeonato Nacional da modalidade.
Este projeto elaborado pela Câmara Municipal de Loulé, em estreita colaboração com os praticantes da modalidade, pretende marcar pela inovação, na área dos equipamentos para a prática de BMX de competição, e terá em conta não só os atletas e equipas mas também o público que irá frequentar este espaço desportivo.
Esta Pista de BMX terá uma área de construção de 600 metros quadrados, irá contemplar um volume de dois pisos em que no topo é instalado o Start de última geração, com oito posições de partida a uma altura de 12 metros, com o acesso vertical para júri, atletas e bicicletas.
No segundo piso, projeta-se um amplo espaço com multifunções, ao nível de rés-do-chão, outro espaço de apoio e instalações sanitárias com balneários para ambos os sexos e arrumos, e uma bancada para o público com capacidade para 800 pessoas. Estão igualmente previstos vários espaços destinados a oficinas mecânicas para apoio às bicicletas.
Num clara aposta na sustentabilidade, o equipamento ficará dotado de um sistema de iluminação eficiente (led’s), permitindo também a realização de treinos e provas noturnas.
O traçado radical e competitivo que se prolonga por 420 metros, será uma referência a nível nacional e mesmo internacional, com certificação pela Federação Portuguesa de Ciclismo, integrará o circuito de provas do Campeonato Nacional e, talvez mesmo, internacional dos campeonatos de BMX nas diversas categorias.
O investimento rondará os 600 mil euros e terá um prazo de execução de 18 meses.
Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, realçou a importância “deste investimento público municipal nesta freguesia, direcionado para a juventude, desejado há muitos anos”.
O autarca lembrou os praticantes que há mais de duas décadas vivem o BMX de forma especial, que a partir de agora terão um novo equipamento ao seu dispor. “Existe no Concelho uma equipa com vários galardões nacionais, atletas em número muito significativo e campeões. Mas mais importante do que isso, é o facto de passar a haver aqui um novo equipamento para esta modalidade, para que as crianças que gostam de pedalar nesta vertente do ciclismo que é o BMX possam ter aqui o equipamento condigno e com todas as condições”.
A Pista de BMX junta-se, assim, a outros “investimentos significativos” que estão em curso nesta cidade, como é o caso da reabilitação da Escola EB 2,3 D. Dinis, a segunda fase do Passeio das Dunas ou o novo parque de estacionamento, e “a outras futuras obras de envergadura que este executivo se propõe avançar em Quarteira até ao final deste mandato”.
Fonte: GAP da CM Loulé