“Verão em Tavira – 2019” | Cultura e Arte para todos

0
365
VeraoTavira2019

O “Verão em Tavira” é um programa cultural estival, para todos os residentes e visitantes, que permite uma oferta artística diversificada e promove a cultura portuguesa. Este encontra-se estruturado de forma temática, por disciplinas e promove os espaços históricos de Tavira.

O “Cenas na Rua – Festival Internacional de Teatro e Artes de Rua”, o maior do género a sul do Tejo, ocorre, durante toda a primeira quinzena de julho (01 a 14), e conta com apresentações de teatro, dança, novo circo, música e poesia. Presença de várias estruturas nacionais e regionais, Companhia da Esquina, Armação do Artista, Ao Luar Teatro e Teatro Regional da Serra de Montemuro.

“O mar de Sophia” pelo grupo Poetry Ensemble assinala o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner.

A nível internacional estão os franceses Cirque Rouages com um espetáculo sobre a problemática dos migrantes. Marcam ainda presença, em Tavira, as companhias espanholas Cia. El Carromato, Vol e Temps, Ganso & Cia., Yllana, Pepa Cases, Cia. Nueveuno com “Sinergia 3.0”, espetáculo baseado no trabalho de Leonardo Da Vinci, na comemoração dos 500 anos da sua morte; a Cia. Titiritrán Teatro apresenta “Arturo e Clementina”, espetáculo para pequenos e graúdos, vencedor de vários prémios.

No âmbito da dança o Quorum Ballet apresenta “Correr o Fado”. A encerrar música eletrónica dedicada a Amália Rodrigues e Carlos Paredes, com Stereossauro – “Bairro da Ponte” e convidados.

O “Jazz no Verão”, entre 18 e 20 de julho, integra os concertos de Maria Anadon, “Elas e o Jazz” com Joana Machado, Marta Hugon e Mariana Norton e também Bernardo Moreira Sexteto e o “Entre Paredes”, homenagem ao mestre da guitarra portuguesa Carlos Paredes.

Nos habituais e concorridos concertos do Parque do Palácio da Galeria estão vozes conhecidas do panorama da música ligeira portuguesa, casos de Salvador Sobral (23/07), com o novo trabalho “Paris, Lisboa”, Aldina Duarte (07/08) e Miguel Araújo (21/08).

O Jardim do Coreto é palco, às terças-feiras, de vozes e projetos de fado amador com o apoio da Fado com História.

A Praça da República tem uma programação diversificada e intensa, cruzando os projetos locais, os ranchos folclóricos e as bandas filarmónicas, com os projetos nacionais e internacionais de matriz lusófona.

Ana Lains com Mafalda Arnauth e Celina da Piedade apresentam “Portucalis” (08/08). No âmbito das Comemorações dos 600 anos da Descoberta da Ilha da Madeira, “Mutrama” de Maria João e Salvador Sobral (23/08). Daniel Pereira Cristo apresenta o “Cavaquinho Cantado” (30/08).

No aniversário do nascimento de José Afonso (02/08), haverá a homenagem dos “Por terras do Zeca”, João Afonso, Filipa Pais, Zeca Medeiros, David Zacarias e Maria Anadon.

A apreciada “Gala Lírica” conta com a presença de alguns dos mais conceituados cantores líricos e músicos, numa noite que promete encanto operático. Serão revisitados trechos de compositores como Verdi, Mozart, Tchaikovsky e Rossini, entre outros (03/08).

Das Terras de Miranda, no nordeste transmontano, veem os conhecidos Galandum Galundaina (10/08). Na Praça, ainda, a fadista Maria Emília (17/08), Os Vocalistas e o Grupo Coral Cante Alentejano Bel´Aurora (09/08) e a energia contagiante dos Fogo Fogo, com os ritmos cabo verdianos (29/08).

Estão agendados espetáculos de criadores e artistas algarvios, casos da Orquestra Clássica do Sul (16/08), Orquestra de Jazz do Algarve (22/08), “Osmose” e Luís Conceição (24/08) e Teresa Aleixo (25/08).

Este ano, particular destaque para o “INATEL na Rua” (26 a 28/07), uma parceria da autarquia com o INATEL, que prevê concertos de Luís Peixoto, Toques do Caramulo, “Gajo” e a comemoração do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas (01 /09).

A “Mostra-Ar livre Cinema 19” ocorre, entre 11 de julho e 11 de agosto, nos Claustros do Convento do Carmo, numa organização do Cineclube de Tavira.

A Feira do Livro, na sua 25ª edição (18/07 a 04/08), conta a participação de dezenas de expositores e inclui atividades da Semente de Alfarroba, nomeadamente, o espetáculo do brasileiro Paulo Matricó de Tabira de Pernambuco com “Cordel Operístico Lua Alegria”, a Grafonola Voadora e Napoleão Mira, “Eça Agora” e “Somos Pessoa” pela Cia. As Cantadeiras, entre outros…

A programação compreende, ainda, a Feira de Vinhos “Tavira: Os Dias do Vinho” (12 a 14/07), Feiras dos Ofícios (07 a 15/08), Antiguidades e Velharias (17 a 26/08) e Stocks (29/08 a 01/09).

No Museu Municipal de Tavira é possível visitar as exposições “Artur Pastor e os Mundos do Sul” e a reestruturada “Dieta Mediterrânica, Património Cultural Milenar”, ambas no Palácio da Galeria. Já, no Núcleo Islâmico, encontram-se patentes “Tavira Islâmica“ e “Palmira, Rainha do Deserto”.

De 05 a 08 de setembro, realiza-se a VII Feira da Dieta Mediterrânica (inserida no Plano de Salvaguarda), a qual celebra o Património Cultural Imaterial da Humanidade UNESCO com todos os países que partilham esta classificação.

Tavira, cidade de cultura, espera de novo por si neste Verão.

Programação detalhada em www.cm-tavira.pt.

Fonte: Mun de TaviraVeraoTavira2019

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.