Castores do Arade dominam nos K4 Infantis 500 m ao vencerem a prova Masculina e Feminina. Guilherme Reis, Rodrigo Gabriel, Diogo Araújo e Ruben Luís nos rapazes e Maria Wilkinson, Isabella Wilkinson, Leonor Ramos e Maria Costa nas raparigas
Grande realce ainda para vitória das irmãs Wilkinson no K2 500m. Estes foram os resultados de maior destaque este fim-de-semana, na segunda fase do Campeonato Nacional de Velocidade de Canoagem dedicado aos atletas dos escalões de iniciados, infantis e cadetes. A competição, organizada pela Federação Portuguesa de Canoagem, realizou-se nos dias 24 e 25 de Julho, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho e contou com 851 atletas inscritos.
A nível individual a atleta Maria Wilkinson destacou-se por ser a única da equipa a conquistar medalha nas três provas que realizou – ouro no K4 e K2 e bronze no K1. Estes resultados tem ainda mais mérito por toda a equipa feminina se encontrar no primeiro ano do escalão, competindo com atletas 1 ano mais velhas. A Isabella Wilkinson juntou os ouros do K4 e K2 e a dupla Guilherme Reis e Rodrigo Gabriel ao trazer o bronze no K2 1000m.
Os lugares do pódio não se ficaram pelos atletas infantis, no escalão das Iniciadas após uma prova disputada ao milímetro a prata veio para os Castores com as atletas Iara Bebiano, Íris Rietkerk, Inês Carapinha e Clélia Santos a serem as novas vice-campeãs nacionais em K4 500m.
Na prova de K2 Iniciadas a Iara Bebiano e a Íris Rietkerk voltaram ao pódio desta vez no terceiro lugar.
21 FINAIS
No total foram conseguidas 21 finais, sendo 13 finais “A” para disputar os nove primeiros lugares e 8 finais “B” para disputar a classificação do 10º ao 18º classificados. As finais A, para além das acima referidas, foram alcançadas por Iara Bebiano e Íris Rietkerk, 5ª e 6ª classificadas, respetivamente, em K1 500m iniciadas; Guilherme Reis foi 9º classificado em K1 1000m Infantil; o K4 500m Cadetes constituído por Filipe Libório, Rodrigo Gonçalves, João Bartolomeu e Bernardo Verdades, terminou no 6º lugar; Clélia Santos e Inês Carapinha terminaram no 8º lugar e Isabella Wilkinson em 6º no K1 500m.
As finais B foram alcançadas por Maria Santos Costa e Ana Gouveia em K2 500m infantil femininos (4º lugar); Filipe Busel e Ianis Bebiano em K1 1000m (2º e 8º classificado, respetivamente); Matilde Ribas em K1 500m Iniciadas feminino (3ª classificada); Diogo Araújo e Rodrigo Gabriel em K1 1000m infantil (4º e 7º classificado, respetivamente); Leonor Ramos, 9ª classificada em K1 500m infantil feminino; Rodrigo Gonçalves em 4º no K1 1000m.
Apenas 2 atletas não conseguiram alcançar as finais, o infantil David Iftimie e o cadete José Gouveia.
CLASSIFICAÇÃO COLETIVA
Após os dois fim-de-semanas cheios de provas o Kayak Clube Castores do Arade obteve o 6º lugar entre 53 clubes nacionais e conquistou 5 títulos nacionais.
Fonte: KCCA