Existem, em alguns momentos, a situação de após ligarmos vários elétrodomésticos ou equipamentos em casa ao mesmo tempo, a corrente elétrica é interrompida. Por outroas palavras, o quadro “dispara” deixando o local sem luz. É neste momento que nos damos conta que provavelmente é necessário alterar a potência contratada.
Qual a potência contrada que deve existir numa casa?
A potência da luz é medida em kWh e é a velocidade a que consumimos eletricidade em nossa casa. Existem inúmeros fatores que fazem variar a potência elétrica para cada habitação: O tamanho da casa, o número de pessoas que habitam na mesma ou o maior ou menos número de aparelhos elétricos e o seu modo de utilização.
A potência minima que se pode contratar para uma habitação é de 1,15 kWh e o máximo é de 20,7 Kwh. No entanto, a mais comum situa-se nos 3,45 kwh, já que a primeira normalmente é usada em sitios onde só faz falta ter uma luz ligada, como é o caso de uma garagem.
Como alterar a potência contratada numa casa?
Deverá ser contactada a empresa comercializadora com quem tem o contrato de energia elétrica e solicitar a alteração da potência contratada. Para tal, é necessário:
- Os dados do titular do contrato: Normalmente todos os dados estão numa fatura.
- A potência a contratar.
- O CPE (código ponto de entrega, que estará na fatura)
Caso o pedido seja feito pelo telefone, é normal que se proceda a uma gravação da chamada, afim de garantir que a informação recebida e prestada foi a mais correcta.
Que potência contratada devo ter?
Como já foi dito, a potência contratada depende de alguns fatores. No entanto, convém sempre aconselhar-se junto da sua companhia elétrica ou, se tiver essa possibilidade, contactar com um eletricista credenciado que terá os conhecimentos necessários para ajudá-lo necessa decisão.
A potência contratada é paga mensalmente na fatura da eletricidade, e apresenta-se como uma taxa fixa. Como é normal, quanto mais alta for a potência, mais se pagará por essa taxa mensalmente.
Em alguns casos poderá ser alterado o valor do kwh (consumo), com base no nível de potência contratado. Desta forma, é sempre aconselhado realizar uma comparação das taxas de luz.
Para mais informações clique aqui.
Fonte: Selectra