As ações inseridas na candidatura “Via Algarviana – Um Elogio à Natureza”, aprovada pelo Fundo Ambiental, incluída no aviso “Educarte: Educar para o Território” no âmbito do programa de Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020, decorrem de Setembro a Novembro deste ano, abrangendo os municípios parceiros de baixa densidade: Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Monchique e Vila do Bispo.
Entre as iniciativas que serão desenvolvidas no âmbito deste projeto, centrado na Via Algarviana enquanto ferramenta pedagógica, incluem-se ações de educação ambiental formal e não formal, de capacitação e de recuperação do património, com o objetivo de dotar diferentes públicos e agentes da região de valências sobre temáticas importantes que constituem este território, promovendo as suas diversas infraestruturas e a sua geodiversidade, biodiversidade, botânica e património cultural.
De modo a recolher informação para adequação das ações de capacitação e dos workshops temáticos previstos, a Associação Almargem, promotora do projeto, apela à participação dos diversos públicos em inquéritos de opinião, procurando aferir o grau de conhecimento que possuem sobre a Via Algarviana e as suas infraestruturas complementares e quais as áreas de maior interesse de formação. Os resultados vão constituir a base de estruturação das ações a realizar, de acordo com as expectativas e necessidades apuradas.
Esta consulta será realizada junto de decisores e técnicos de administração regional e local, do tecido empresarial e do público em geral. Os questionários encontram-se disponíveis no sítio eletrónico da Via
Algarviana (www.viaalgarviana.org) e podem ser preenchidos até às 12 horas do próximo dia 2 de setembro.
Sobre o projeto “Via Algarviana – Um Elogio à Natureza”
O projeto “Via Algarviana – Um Elogio à Natureza” insere-se na candidatura aprovada pelo Fundo Ambiental ao programa “EducarTE: Educar para o Território”, aprovada pelo Fundo Ambiental no âmbito do programa de Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.
“Via Algarviana – Um Elogio à Natureza” assenta numa estratégia regional de educação ambiental que abrange os municípios de Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Monchique e Vila do Bispo, desenvolvendo ações de valorização nos territórios de baixa densidade que pretendem envolver os cidadãos, as escolas, o setor empresarial, decisores e técnicos de administração regional e local.
Este conjunto de ações pretende ter repercussão pelos restantes municípios parceiros da GR13 – Via Algarviana, fazendo parte dos seus contínuos objetivos de sensibilização e promoção do interior algarvio, dando a conhecer um “outro Algarve”.
Sobre a GR13 – Via Algarviana:
A GR13 – E4 “Via Algarviana” liga Alcoutim ao Cabo de São Vicente, numa extensão de cerca de 300 quilómetros percorrendo os territórios de Baixa Densidade. A Via Algarviana, neste momento, além do seu eixo principal, apresenta uma grande rede de produtos complementares englobando assim 13 concelhos do Algarve (Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila do Bispo).
O projeto Via Algarviana tem contribuído para o desenvolvimento de uma rede de percursos pedestres no Algarve, devidamente sinalizados e divulgados, e tem levado a cabo a missão de promover o património natural e cultural do interior algarvio, com a dinamização de serviços de alojamento e restauração, levando cada vez mais visitantes ao “Território Via Algarviana”, localizado no interior algarvio.
Fonte: Associação Almargem