Portimão, Cidade Europeia do Desporto de 2019, volta a ser a capital do xadrez nacional, com a realização dos campeonatos Nacionais Absoluto, Feminino e de Amadores, provas que levarão ao sul do país quase todos os melhores xadrezistas portugueses da atualidade.
Os campeonatos realizar-se-ão entre os dias 7 e 15 de setembro, nas instalações do Teatro Municipal de Portimão (TEMPO). Teremos 10 títulos nacionais individuais em disputa, um da categoria absoluta, três da categoria feminina, três da categoria de Amadores até 1600 pontos Elo e três da categoria de Amadores de 1601 até 1999 pontos Elo.
Em ação estarão 40 jogadores, com destaque para os 10 que incorporam a fase Final do Campeonato Nacional Absoluto, a prova rainha desta segunda visita do xadrez nacional a Portimão em 2019.
O festival de xadrez começa no dia 7, sábado, com a realização dos Campeonatos Nacionais Femininos de pardas semi-rápidas e rápidas. No dia 8 iniciam-se os Campeonatos Nacionais Absoluto e Feminino, estendendo-se o primeiro desses torneios até ao dia 15 (nove jornadas, no sistema de todos-contra-todos), enquanto a coroa feminina será disputada em cinco rondas, pelo sistema suíço, até ao dia 11.
Entre os dias 11 e 14 é a vez dos xadrezistas dos Campeonatos Nacionais de Amadores medirem forças nas provas de ritmo clássico, a realizar em cinco rondas. No dia 15, o ritmo acelera para as semi-rápidas e rápidas, com a luta por mais quatro titulos nacionais.
Esta é a segunda vez este ano que a cidade de Pormão acolhe a família do xadrez, depois do sucesso que foram os Nacionais de Jovens e de Veteranos, que reuniram três centenas de praticantes e abrilhantaram ainda mais a Cidade Europeia do Desporto.
Fonte: Federação Portuguesa de Xadrez